Proteção do meio ambiente será prioridade na Operação Verão

Agência de Notícias/PR - www.aen.pr.gov.br - 11/12/2010
A proteção e a qualidade ambiental será uma das prioridades do Governo do Estado durante a Operação Verão 2010/2011, lançada neste sábado (11), em Matinhos, pelo governador Orlando Pessuti.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e suas autarquias - Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Instituto das Águas do Paraná- investirá cerca de R$ 9,086 milhões para a coleta de lixo comum e reciclável, limpeza de praias e avenidas, ações de educação ambiental, fiscalização, combate aos danos contra a fauna e flora, manutenção de Parques e monitoramento da qualidade da água para banho nas praias. Estarão envolvidas em ações ambientais técnicos, fiscais, policiais do Batalhão de Polícia Ambiental/Força Verde e moradores locais - contratados para atuar na coleta de lixo.

BALNEABILIDADE - O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) volta a coordenar todo o processo de coleta, avaliação e divulgação dos índices de qualidade da água para banho. Serão monitorados 49 locais, sendo 44 pontos na orla, 4 em rios de Morretes e um ponto na baía de Antonina. Desde a temporada de 2004/2005 o monitoramento das águas do litoral é feito e divulgado semanalmente pelo Instituto. Os pontos também são sinalizados com bandeiras que indicam se o local é próprio ou impróprio para banho.

Esse ano a novidade é que além da bandeira azul, que indica local próprio para banho e a bandeira vermelha, que indica local impróprio para banho, o IAP passa a adotar a bandeira amarela. A nova cor indica que o ponto sinalizado é normalmente próprio para banho, menos 24 horas após chuvas fortes. Em condições climáticas normais estes locais apresentam condições adequadas para banho. Mas, durante e após chuvas intensas, são contaminados pelo esgoto trazido pelos corpos hídricos. A nova sinalização adotada se deve a experiência já adquirida pelo órgão nos últimos 20 anos de monitoramento.

LIXO - Mais uma vez o Instituto Paranaense das Águas fará a coleta e a destinação de lixo domiciliar no Litoral paranaense. A partir do dia 15 de dezembro 66 caminhões estarão coletando o lixo nas residências. Este ano, a limpeza das praias e varrição de ruas e avenidas começou no dia 1 de dezembro.

Além disso, dois caminhões foram contratados para fazer a retirada de resíduos que precisam de tratamento especial, como os provenientes do Mercado de Peixes. No total, o trabalho de coleta de lixo e limpeza das praias será coordenado pelo Governo durante 103 dias, ou seja, 34 dias a mais do que na temporada passada quando foram contratados 69 dias de trabalho.

A novidade para este ano é a inclusão do município de Guaraqueçaba e das Ilhas de Superagui, Peças, Ilha Rasa e Almeida que também terão o lixo coletado pelo governo do Estado. O atendimento permanece igual em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Morretes e Antonina.

"É um apoio que o Governo do Paraná presta aos municípios litorâneos, para atender a crescente demanda na geração de lixo", afirma o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso.

Segundo ele, esta é a primeira vez que o trabalho começa de forma antecipada, o que facilitará a coleta dos resíduos domiciliares prevista para começar no próximo dia 15 de dezembro.

O secretário explica que a Secretaria está trabalhando para garantir que os serviços já existentes, como fiscalização, balneabilidade e controle de visitação na Ilha do Mel, por exemplo, continuem da melhor forma após a transição do Governo.

DRENAGEM - As obras para a drenagem de rios e canais do litoral para prevenir começaram no mês de outubro e abrangem de 125,03 quilômetros de rios e canais em Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

De acordo com o presidente do Instituto das Águas do Paraná - órgão que coordena as obras de drenagem dos rios - João Lech Samek, estão sendo investidos R$ 2,536 milhões para garantir o fluxo da água nos canais litorâneos. "Esta operação inclui canais e afluentes de alguns rios nos cinco municípios litorâneos que mais sofrem durante os períodos de chuvas. A previsão para conclusão das obras é para o final do mês de dezembro", calcula Samek.

RESTINGA - O IAP e o Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde continuarão o trabalho de educação e fiscalização quanto nas áreas de Dunas e Restinga. As restingas são formações vegetais costeiras, extremamente adaptadas a condições adversas como ventos, terrenos arenosos, baixos níveis de fertilidade do solo e elevado grau de salinidade que, juntamente com as dunas, protegem a orla do avanço do mar.

O Governo do Paraná apóia ações em torno da preservação da restinga. Os resultados são inéditos e podem ser comprovados nos municípios de Guaratuba e Pontal do Paraná, onde o isolamento da orla foi coordenado por Associações de Surfe e Bodyboard.

FISCALIZAÇÃO - Para combater a pesca ilegal no litoral paranaense serão promovidas blitize de fiscalização contra a pesca predatória em mar aberto. A idéia é evitar a pesca durante o período de defeso (reprodução das espécies) e proteger a biodiversidade marinha e os estoques pesqueiros no Paraná.

Operações de fiscalização para proteção da flora e da fauna nativa serão promovidas diariamente. Entre os principais crimes cometidos na região litorânea estão o corte ilegal de palmito, caça predatória e o tráfico de animais silvestres.

PARQUES - O Litoral paranaense também oferecem outras opções de lazer e contato direto com a natureza: os parques estaduais e Unidades de Conservação gerenciadas pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

"O estímulo à visitação em Unidades de Conservação também faz parte do trabalho do IAP na operação verão", conta o presidente do Instituto, Volnei Bisognin.

Entre as paisagens naturais que podem ser contempladas estão a Floresta Estadual do Palmito, em Paranaguá; o Parque Florestal Rio da Onça, em Matinhos; além do Parque Estadual Pico do Marumbi, Caminho do Itupava e Parque Estadual do Pau Oco, em Morretes.

ILHA DO MEL - Na Ilha do Mel, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) irá intensificar as ações de fiscalização para assegurar a conservação ambiental e o controle do número de visitantes - o limite é de cinco mil pessoas por dia. Vale ressaltar que a entrada de animais domésticos na Ilha é proibida e será monitorada.

Atividades de educação ambiental também serão desenvolvidas para sensibilizar a população local e visitantes visando o desenvolvimento de conduta condizente com o ambiente natural e, principalmente, quanto a destinação correta do lixo.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=60908&tit=Protecao-do-meio-ambiente-sera-prioridade-na-Operacao-Verao
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Pau-Oco
  • UC Pico do Marumbi
  • UC Rio da Onça
  • UC Palmito
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.