Abertas inscrições para voluntários na Serra da Bocaina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 14/01/2015
Estão abertas até 22 de janeiro as inscrições para participar do Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bocaina (RJ/SP) durante o mês de fevereiro. São 12 vagas para atuar em ações de Uso Público e Gestão Participativa.

Durante o período do Carnaval (12 a 18 de fevereiro), 10 voluntários desenvolverão atividades de ordenamento do Uso Público na praia de Trindade, em Paraty, no interior do Parque. Eles realizarão controle de trilhas, contagem de visitantes e aplicação de questionários.

Na sede do Parque Nacional no município de São José do Barreiro (SP), dois voluntários atuarão de 23 a 27 de fevereiro. Um deles irá auxiliar na tabulação e análise estatística dos dados dos visitantes obtidos durante os feriados desde o ano de 2009, sendo necessário ser estudante de graduação ou graduado com experiência em tabulação de dados e pesquisa estatística. Outro voluntário apoiará a organização das informações, mobilização e divulgação da oficina de reestruturação do Conselho Consultivo da UC.

Segundo Maristela Resendes, analista ambiental responsável pelo Programa de Voluntariado na UC, "o Programa tem sido de fundamental importância para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, pois além de viabilizar a aproximação da sociedade às ações da Unidade tem contribuído para ampliar as atividades de ordenamento do Parque em Trindade".

Os voluntários serão apoiados com alojamento e refeições diárias. Também será emitido um certificado do Instituto Chico Mendes contendo a área temática de atuação e carga horária referente aos trabalhos prestados. Para os voluntários de São José do Barreiro, será oferecido transporte a partir dos municípios de Resende (RJ), Queluz e Guaratinguetá (SP). Àqueles que tiverem atuação em Paraty, será disponibilizado transporte do alojamento para a praia de Trindade.

As inscrições para participar do Programa de Voluntariado podem ser feitas aqui (http://goo.gl/fyig4m). Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail voluntariado.pnsb@icmbio.gov.br ou telefone (24) 3371-3056.

Veja o edital aqui

Sobre o Parque Nacional da Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas protegidas da Mata Atlântica e está localizado em um trecho da Serra do Mar, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Entre seus principais atrativos turísticos destacam-se o Caminho de Mambucaba (mais conhecido como Trilha do Ouro), as cachoeiras de Santo Isidro, das Posses e do Veado, a Pedra do Frade e a Praia do Caxadaço.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6691-abertas-inscricoes-para-voluntarios-no-parque-nacional-da-serra-da-bocaina.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.