Academia de treinamento do ICMBio completa primeiro aniversário

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 07/09/2010
A Academia Nacional da Biodiversidade (Acadebio), centro de treinamento e capacitação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Iperó/SP, completa o primeiro aniversário. Para comemorar a data, será inaugurada uma placa comemorativa, nesta quarta-feira (08/09), às 16h, que ficará junto à cápsula do tempo, que contém os objetivos e metas institucionais acondicionados numa caixa metálica hemerticamente fechada, depositados simbolicamente na inauguração.

A Acadebio iniciou suas atividades em 2009, com a capacitação de 156 analistas ambientais, aprovados em concurso realizado para o Instituto Chico Mendes, consolidando a estratégia institucional da capacitação continuada. Desde então, quase mil servidores passaram por cursos de formação ou de atualização.

Dois prédios, com área total de 10 mil metros quadrados, projetados pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, abrigam as atividades principais dos treinamentos e capacitação. No primeiro deles, estão as salas administrativas, de aula e de informática, além do auditório, tatame para atividades físicas e espaço de jogos de salão. Numa segunda edificação, ficam o alojamento, refeitório e lavanderia, com capacidade para atendimento de 200 pessoas. Há ainda campo de futebol, quadra de vôlei e espaços específicos para cada tipo de treinamento.

A Acadebio está instalada na Floresta Nacional de Ipanema, mas dispõe de corpo técnico próprio, sendo uma unidade avançada com autonomia administrativa.

Em 2010, passaram por treinamento e capacitação 576 servidores públicos federais, incluindo 74 dos recém contratados do ICMBio e veteranos em processo de atualização. As temáticas de cada curso foram tão diversificadas quanto as necessidades para o trabalho de excelência, que é a meta institucional: Oficina de Fiscalização com 26 participantes, Curso de Ferramentas Econômicas para a Gestão de Unidades de Conservação com 30 participantes, Curso de Formação de Instrutores de Brigadas com 30 participantes, Curso de Atualização em Armamento e Tiro com 112 participantes, I Módulo do Curso de Gestão Participativa com 46 participantes, treinamento da metodologia de Rappam com 197 participantes e Curso de Formação em Gestão da Biodiversidade e Unidades de Conservação com 74 participantes, além da Reunião de Planejamento Estratégico do Instituto Chico Mendes com 61 pessoas, incluindo presidência e diretorias.

http://www.icmbio.gov.br/brasil/RJ/area-de-protecao-ambiental-de-cairucu/noticias/academia-de-treinamento-do-icmbio-completa-primeiro-aniversario
Política Socioambiental

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.