Alunos de escola de Várzea Grande visitam parque Mãe Bonifácia

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 13/11/2009
A tarde desta quinta-feira (12.11) vai ficar na memória de muitas crianças. Trata-se do projeto Quintas no Parque: Ações Educativas nos Parques Urbanos, que visa atender alunos das redes pública e particular de ensino com o objetivo conscientizar sobre a importância de preservar o Meio Ambiente. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, monitora o projeto. As visitas, paradas há dois anos, retornaram no início do ano. O trabalho, desenvolvido nos parques junto às escolas, vai até o dia 20 de dezembro e até agora já atendeu mais 1.300 alunos.

O parque Massairo Okamura atende os estudantes às quartas-feiras. Nas quinta- feiras é a vez o parque Mãe Bonifácia. Os alunos da pré-escola à segunda série do ensino fundamental da Escola Municipal Apolônio Frutuoso da Silva, de Várzea Grande, passaram pelo parque Mãe Bonifácia para conferir de perto a programação oferecida. O passeio teve início às 14h30. Os alunos percorreram uma trilha e receberam informações sobre a importância de cada um cuidar do meio ambiente. Os alunos assistiram ainda uma palestra sobre água, queimadas e desmatamento, ministrada pelo analista de meio ambiente Fábio Honório da Silva.

"O projeto é importante, pois aqui eles avaliam na prática o que aprendem em sala de aula. Passamos informações sobre queimadas e desmatamento em linguagem sintetizada para o entendimento dos pequenos. É perceptível o quanto o projeto pode transformar estas crianças em adultos responsáveis pela natureza. Este é o momento de orientar sobre o papel de cada um para que futuramente possam ser adultos conscientes. Muitos saem daqui vibrando com todo o aprendizado e cobrando novas atitudes dos pais", disse Fábio Honório da Silva.

A professora da segunda série do ensino fundamental, Estela Ribeiro, falou sobre a importância da iniciativa. "Este trabalho de ecologia coloca em prática o que explicamos em sala de aula, além de que aqui eles aprendem se divertindo", acrescentou.

A estudante da pré-escola, Gabrielly Fernanda, 06 anos, disse que gostou muito de passear pela trilha e conhecer o parque. "Aprendi muitas coisas e agora sei o que fazer para preservar o meio ambiente", disse a aluna. Já Ronan José Vieira da Silva, 07, que cursa a segunda série do ensino fundamental disse que gostou muito do passeio. "Aprendi o que devo fazer para cuidar das florestas. Agora sei porque não podemos cortar as árvores e nem jogar lixo no chão", ressaltou o aluno.

Além da trilha, os alunos tiveram um momento de recreação com música, a hora do lanche, teatro de bonecos e muitas brincadeiras. Entre elas, uma corrida de saco. Ao final do evento cada aluno recebeu um livro em linguagem adequada que fala sobre meio ambiente.

O agente ambiental Celso Marcos da Silva Filho disse que o trabalho tem alcançado êxito, mas que ainda precisa de parcerias. "Muitas crianças que vem aqui não trazem o seu próprio lanche, seria bom termos a possibilidade de disponibilizarmos este alimento, mas para isso precisamos de parcerias", afirmou Celso.

Para mais informações e agendar uma visita é só ligar nos telefones dos parques. Massairo Okamura pelo 3644-4269 e Mãe Bonifácia pelo 3623-4965/3623-8374 ou, ainda, falar diretamente na Superintendência de Educação Ambiental (SUEA) ligando no telefone 3624-8374.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Mãe Bonifácia
  • UC Massairo Okamura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.