The news published here are searched daily in different sources and transcribed here as shown in the original location. The Instituto Socioambiental does not take any responsibility for errors or opinions published in those texts.

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
21/05/2014
Aniversario da APA Serra do Lajeado e comemorado com festival de pipas com as criancas de Taquarucu Grande

Na manhã desta terça-feira,19, o céu do distrito de Taquaruçu Grande ficou colorido por pipas de diversas cores e tamanhos, que deram o toque especial ao aniversário de 17 anos da Área de Proteção Ambiental - APA Serra do Lajeado. O I Festival de Pipas aconteceu no km 11 da TO -020 na estrada para Aparecida do Rio Negro.

O ponto de encontro foi na Igreja Bom Jesus da Serra e durante toda a manhã crianças, jovens e adultos se divertiram com a fabricação das pipas e na tarefa de lançá-las ao voo. Entre os participantes estiveram presentes alguns funcionários do Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins com seus filhos e pessoas da comunidade e do entorno do distrito, motivando grande interação entre os presentes.

Para a gerente da APASL, Nazareth Sapondi, a ideia de fazer um festival de pipas partiu de conversas com mães da comunidade que relataram a vontade de resgatar as brincadeiras tradicionais com as crianças, e que então para dar início foi escolhido por ser uma brincadeira feita ao ar livre e que atrai a atenção de todos.

Já para as crianças, o mais importante era não perder os bons ventos para fazer as pipas voarem alto, tudo observado de perto pela mascote do festival, uma arara Canindé que se divertiu em meio a tantas cores e pessoas. A gerente Nazareth ainda afirmou que para os próximos eventos e atividades realizadas na APASL e no Parque, a ideia continuará em resgatar outras brincadeiras tradicionais como, pião, futebol de botão e etc.

APA Serra do Lajeado

A Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado funciona como zona de amortecimento do Parque Estadual do Lajeado. Com área de 121.417,7659 ha e abrangendo quatro municípios (Palmas, Lajeado, Aparecida do Rio Negro e Tocantínia). A APASL tem como finalidade garantir a conservação da fauna, da flora e do solo, proteger a qualidade das águas e as vazões mananciais da região, assegurando as condições de sobrevivência necessárias para as populações locais. A APA Serra do Lajeado possui inúmeras belezas naturais, tais como; Serras, rios, cachoeiras, uma vegetação exuberante e riquíssima fauna e é o cinturão protetor do Parque Estadual do Lajeado.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2014/5/21/aniversario-da-apa-serra-d...