APA do Jalapão comemora 16 anos

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 01/08/2016
A Área de Proteção Ambiental do Jalapão (APA-Jalapão) completou mais um ano de criação, neste domingo, 31 de julho, e acompanhamento do manejo no uso do solo na sua região de abrangência. São 16 anos compartilhando conhecimento e compromisso ambiental nos 461.730 hectares entorno de três importantes Unidades de Conservação (UCs), a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e o Parque Estadual do Jalapão, que abrange os municípios de Mateiros, Ponte Alta e Novo Acordo.

Criada em 31 de julho de 2000, com sua localização estratégica, a APA Jalapão faz parte do Corredor Ecológico Jalapão/Mangabeiras e sua importância é considerada pelo registro da presença de espécies ameaçadas de extinção, em seus limites, como o lobo-guará, a arara-azul-grande e o pato-mergulhão que é considerada uma das aves mais ameaçadas das Américas.

De acordo com o levantamento do Sistema de Gestão de Unidades de Conservação (GESTO), essa área possui uma significativa variedade de espécies, num total de 818 registros. São 434 tipos de flora, 56 de mamíferos, 214 de aves, 25 de anfíbios, 44 de répteis e 45 de peixes. E desses, 46 espécies são consideradas ameaçadas, sendo 27 gêneros da flora, 10 de mamíferos e 9 tipos de aves.

De acordo com a supervisora de Gestão de Unidade de Conservação da APA do Jalapão, Rejane Ferreira Nunes, desde o ano passado, a APA vem dialogando com a comunidade, tendo o Manejo Integrado do Fogo como uma das estratégias de gestão do território. "O Manejo Integrado do Fogo está baseado no diálogo, participação e responsabilidade na cogestão do fogo de forma a conhecer, entender e relacionar os conhecimentos e necessidades das populações locais com os objetivos da Unidade", relatou complementado que outras atividades como o extrativismo de frutos do cerrado, a agricultura familiar e o turismo de base comunitária são apoiadas pela equipe gestora da APA.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2016/8/1/apa-do-jalapao-comemora-16-anos/
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Jalapão
  • UC Jalapão
  • UC Nascentes do Rio Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.