Concessão busca ser referência para trabalho florestal

Serviço Florestal - http://www.florestal.gov.br/ - 02/05/2011
Os funcionários de uma das áreas de manejo da concessão na Floresta Nacional do Jamari (RO), trabalham dentro da floresta com blusas de manga longa, capacetes, botas, e dependendo do caso, até calças especiais. O uniforme, obrigatório, é bem diferente do que eles usariam se trabalhassem na informalidade.

O cuidado com a segurança dos trabalhadores é apenas um dos aspectos que as concessões florestais estimulam. Os profissionais contratados na primeira concessão florestal federal receberam treinamento para aprimorar as técnicas de extração, contam com alojamento, refeitório e transporte.

Até o fim do próximo ano, as contratações nas áreas de concessão da Flona do Jamari devem chegar a pelo menos 370, todas com respeito aos direitos trabalhistas. Na Flona Saracá-Taquera, no Pará, a próxima a entrar em atividade, as contratações serão de pelo menos 106 pessoas.

"Existe a necessidade de demonstrar que o trabalho legal e digno não é custo, e sim, um investimento que retorna em produtividade e satisfação do funcionário. O empresário, para perceber isso, tem que ter uma referência, e as concessões têm esse caráter demonstrativo" afirma o gerente de Concessões do Serviço Florestal Brasileiro, Marcelo Arguelles.

MUDANÇA - O gerente diz que os empregos gerados nas concessões tendem a refletir uma nova forma de organização do setor madeireiro incentivada por essa política de governo, em contraste com a dinâmica da informalidade associada a parte das empresas em operação.

"O setor madeireiro estruturou-se em uma dinâmica nômade, de uso extensivo dos recursos florestais e constantes deslocamentos à medida que esse recurso se esgotava", diz. Essa perspectiva de curto prazo, diz Arguelles, em conjunto com outros fatores, não favoreceu a formação de mão de obra especializada, a capacitação de pessoas e formalização da relação de trabalho.

"Quando uma concessão gera casos de sucesso e aponta para novas formas de organização, com a adoção de uma visão de longo prazo, isso tem um impacto e um reflexo grande sobre a forma na qual as relações de trabalho são estabelecidas. A gente percebe a diferença em todos os aspectos" afirma.

Outros processos de concessão estão em andamento na Flona do Amana (PA), Flona de Jacundá (RO), Flona do Crepori (PA) e Flona Altamira (PA). Os empregos que serão gerados pela atividade florestal sustentável nessas regiões contribuirão para mostrar que uma nova perspectiva de respeito aos direitos do trabalhador florestal é possível.



http://www.florestal.gov.br/
Florestas:Política Florestal

Related Protected Areas:

  • UC Jamari
  • UC Saracá-Taquera
  • UC Altamira
  • UC Amanã
  • UC Crepori
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.