Conselho de Florestas Nacionais toma posse

A Gazeta -Rio Branco-AC - 26/02/2002
Empossados ontem, durante solenidade coordenada pela gerente executiva do Ibama, Idelcleide Rodrigues, os membros do Conselho Consultivo das Florestas do Macauã e São Francisco, localizadas no município de Sena Madureira. O órgão recém-criado através de portaria do Ibama será o instrumento que irá propor diretrizes e ações voltadas para a implementação da política nacional das áreas protegidas, conduzida pelo Ministério do Meio Ambiente.

O Conselho é o segundo criado no país. Além dele, existe o da Floresta Nacional de Ipanema em São Paulo e um outro está em processo de formação para atender a Floresta Nacional da Serra do Moa, localizada na fronteira do Brasil com o Peru.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental do Ibama, Messias Lopes, a formação do Conselho tem levado um certo tempo (cerca de seis meses) por conseqüência do cuidado que a coordenação tem tido para criar um órgão atuante.

Para isso, uma seqüência de etapas foi estabelecida, começando com reuniões entre as instituições afins, depois seminários, oficina de capacitação, agora, a posse e a seguir, as reuniões ordinárias em que serão discutidas as ações.

Doze instituições estão representadas no Conselho, entre elas, o Ibama, Embrapa, Ufac, e sindicato dos trabalhadores rurais de Sena Madureira, sendo que o presidente é o chefe da unidade, que nesse caso, pertence ao município de Sena Madureira.

A solenidade de posse aconteceu no auditório do Sebrae, na tarde de ontem.
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Macauã
  • UC Ipanema
  • UC São Francisco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.