DF ganha complexo de trilhas ecológicas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 26/07/2017
Os dois primeiros trechos do circuito que fica na Floresta Nacional de Brasília - as trilhas Jatobá, com 6 km, e Pequi, com 12 km - serão inaugurados neste sábado (29), às 8h30. Participe!



A Floresta Nacional (Flona) de Brasília, em Taguatinga, no Distrito Federal (DF), lança neste sábado (29), às 8h30, o projeto Caminhos da Flona, um complexo de trilhas para caminhadas no interior da unidade de conservação (UC). Na ocasião, serão inaugurados os dois primeiros trechos do circuito - as trilhas Jatobá, com 6 km de extensão, e Pequi, com 12 km.

. Clique aqui para ver o mapa georreferenciado das trilhas

"É mais um presente que entregamos à população de Brasília, depois da inauguração da maior pista de mountain bike sinalizada em unidades de conservação do país", disse o chefe da Flona, Robson Rodrigues, ao se referir ao circuito de ciclismo nas matas da floresta nacional, aberto no mês passado, que tem, ao todo, 44 quilômetros de extensão.

A previsão é que até o final do ano sejam inaugurados mais dois trechos do complexo - uma trilha de médio percurso, com 19 km, e outra de longo percurso, com 36 km. Essa última poderá ser feita em dois dias e com direito a pernoite no interior da Flona. Os equipamentos deverão contribuir, fortemente, para o acréscimo do número de visitantes na unidade de conservação, que já foi triplicado após a abertura da trilha de mountain bike, segundo os gestores.

Sinalização

As duas trilhas - Jatobá e Pequi - estão, completamente, sinalizadas para garantir a segurança e a autonomia dos caminhantes durante os passeios. O percurso corta diferentes formações de Cerrado e árvores exóticas (Pinus), compondo belas paisagens, que vão encantar os usuários. "É um local cheio de belezas naturais, ideal para manter a forma física e se conectar com a natureza", garantiu Rodrigues.

Segundo o chefe da floresta nacional, os trabalhos de abertura, preparação e sinalização das trilhas tiveram "auxílio luxuoso" do Grupo de Caminhantes de Brasília, o GCB, cujos integrantes atuaram como voluntários.

"É uma contribuição do grupo para recuperação do Cerrado, de sua vegetação, de seus recursos hídricos e para a criação de um espaço lúdico em meio a toda essa natureza", afirmou Robson Rodrigues.

Reconhecimento

Para o coordenador-geral de Uso Público do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Pedro Menezes, a entrega das duas trilhas à população do DF é mais uma iniciativa no sentido de dotar as unidades de conservação federais, em especial a Flona de Brasília, de equipamentos de apoio à visitação. "Só assim as UCs vão ser frequentadas e obter o necessário apoio e reconhecimento por parte da sociedade", enfatizou ele.

Após a inauguração, as trilhas serão abertas a todos os moradores e visitantes do DF. O funcionamento será diário, inclusive nos fins de semana, das 7h às 19h. Além de espaço para lazer, as trilhas deverão ser utilizadas pelas escolas da região para atividades de educação ambiental, conforme acertos que já vêm sendo feitos por gestores da unidade.

Administrada pelo ICMBio, a Floresta Nacional de Brasília guarda remanescentes do bioma Cerrado em pleno coração da capital federal, mas a sua importância para a cidade vai bem mais além. A unidade é berçário de inúmeras nascentes do rio Descoberto, que garante o abastecimento de água para 65% do DF, incluindo residências, comércio, indústria e agricultura.

Serviço:

O quê: Inauguração das trilhas para caminhadas Jatobá (6 km) e Pequi (12 km)
Quando: neste sábado (29), a partir das 8h30
Onde: Floresta Nacional de Brasília, BR 070, km 3, Taguatinga/DF
Contatos: (61) 3355-5517 e 3355-5940



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9052-df-ganha-complexo-de-trilhas-ecologicas
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.