Dunas do Jalapão recebem turistas de 11 países, com aumento de 23% na visitação em julho

Conexão Tocantins - http://conexaoto.com.br/ - 05/08/2017
Na sexta-feira, 4, a Supervisão do Parque Estadual do Jalapão apresentou ao Instituto Natureza do Tocantins, relatório sobre a visitação as Dunas durante o mês de julho. Ao todo, 3.200 pessoas visitaram o atrativo turístico. Um crescimento de 23,55%, comparado ao mês de julho do ano passado, quando o local recebeu a visita de 2.590 turistas.

Nesta temporada de férias o destaque foi para turistas de outros Países, a exemplo da Austrália, Bélgica, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Líbano, Nova Zelândia e Suécia.

Neste período as Dunas receberam visitantes de quase todos os estados do País e também do Distrito Federal. Sendo que a maioria por ordem de procedência foi de São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás.

"O aumento expressivo do número de visitantes se deve principalmente às produções realizadas na Unidade de Conservação (UC) ocorrida nos últimos anos, como documentários, reality shows, programas de TV, longa metragens, entre outras peças publicitárias. São produções que levam os cenários paradisíacos do Jalapão, para dentro e fora do País", informou, Lahuana Aguiar, Inspetora de Recursos do Naturais.

Para a Hellen Flávia Teixeira Cunha, que também atua na UC, como inspetora de Recursos Naturais, o crescimento do ecoturismo é uma tendência mundial que também tem influência no aumento do número de visitantes a cada ano. Para ela as pessoas estão mais atentas ao contato com a natureza, buscando fugir da rotina e estresse dos grandes centros urbanos. "Com isso o PEJ vem atraindo esse tipo de público mais consciente sobre as questões ambientais. A UC ganha aliados na luta diária pela conservação do Parque", frisou.

De Minas Gerais, Guilherme Louzada, visitou o Parque por meio de uma Agência de Turismo, acompanhado por um condutor local de visitantes, credenciado ao Naturatins. Ele afirmou que as Dunas são uma das principais atrações do Jalapão. "O lugar é muito bonito e por essa razão é importante que seja feito o manejo adequado das atrações do Parque, para garantir que o turista, as comunidades locais e o ambiente natural se beneficiem dessas ações", enfatizou.

Hospitalidade local

A também mineira Amanda Lara chegou ao PEJ, nas mesmas condições de Guilherme, com auxílio de uma Agência de Viagem e também destacou as belezas do lugar. "O Jalapão é um destino sensacional para quem curte a natureza. Ficamos maravilhados com a beleza das Dunas e foi uma das primeiras atrações que visitamos aqui". Ela destaca ainda a hospitalidade local. "O povo é muito carinhoso, hospitaleiro e gentil. Toda visita ao Jalapão é uma experiência única", salientou.

A carioca Jessyca Rodrigues, também preferiu visitar o Jalapão por meio de um condutor local de visitantes. A turista disse que conheceu o lugar através de fotos e relatos de turistas que já conheciam a região. "Dentre os pontos visitados, o que mais me chamou atenção foram as Dunas. Aquela areia avermelhada no meio do cerrado deu um toque todo especial e mágico para a região. Fiquei encantada com tanta beleza, relatou".

De Miracema do Tocantins, Sâmyla Tássia Valadares Gomes, se deslocou até o Jalapão de carro com a família. "O que esperar de uma viagem com pessoas especiais, para um lugar espetacular? Só o melhor. O Parque Estadual do Jalapão merece todos os holofotes, principalmente as Dunas que é um lugar muito belo". Para ela a sensação de pisar na areia e ver o pôr do sol, é de paz e agradecimento a Deus. "Aqui é um lugar mágico. Amamos conhecer o Jalapão com todas suas belezas, como as dunas, cachoeiras e fervedouros. A administração do PEJ está de parabéns pela organização", destacou.



http://conexaoto.com.br/2017/08/05/dunas-do-jalapao-recebem-turistas-de-11-paises-com-aumento-de-23-na-visitacao-em-julho
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.