Equipe do Monumento Natural das Ilhas Cagarras realiza oficina de capacitação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 19/10/2011
A equipe lotada no Monumento Natural das Ilhas Cagarras, unidade de conservação (UC) federal, localizada no Rio de Janeiro, promoveu nos dias 6 e 7 de outubro a primeira Oficina de Capacitação de seu Conselho Gestor que contou com a participação de grande parte de seus conselheiros titulares e suplentes.

Durante a capacitação foram abordados temas como legislação ambiental, importância da participação social e o papel dos conselhos e dos conselheiros na gestão das UC. A oficina contou com a presença de convidados que trouxeram suas experiências para os debates promovidos no encontro como o conselheiro da APA Tamoios, Alexandre Oliveira de Souza, que apresentou sua vivência de 40 anos de participação nos trabalhos de conselhos locais; e ainda sobre a experiência de elaboração do Plano de Manejo da Estação Ecológica (Esec) Guanabara, apresentada por Breno Herrera, chefe da APA Guapimirim e Maurício Muniz, chefe da Esec Guanabara.

Um dos momentos mais importantes da oficina foi a construção participativa da identificação de fortalezas, oportunidades e desafios para a gestão participativa da UC, atividade que deverá embasar a construção do Plano de Ação do Conselho.

A UC, criada em abril de 2010, teve seu conselho empossado em dezembro do mesmo ano e, atualmente, conta com 28 instituições na sua composição. A chefe da unidade, Fabiana Bicudo, explica que tem realizado uma agenda intensa para que as metas propostas inicialmente sejam alcançadas. "Após a capacitação vamos trabalhar na aprovação do regimento interno e na elaboração do Plano de Ação do Conselho no próximo ano", afirma Fabiana.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2053-equipe-do-monumento-natural-das-ilhas-cagarras-realiza-oficina-de-capacitacao
UC:Monumento Natural

Related Protected Areas:

  • UC Tamoios (APA)
  • UC Ilhas Cagarras
  • UC Guanabara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.