Floresta Nacional de Ipanema terá um animal-símbolo

http://portal.cruzeirodosul.inf.br - 13/03/2011
Começa hoje a campanha Vote na Mascote, eleição do animal-símbolo da Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema), em comemoração ao aniversário daquela unidade, celebrado no dia 20 de maio. Toda criança de Sorocaba e região pode participar desse processo democrático ao votar em um dos 12 candidatos, divididos em partidos conforme a classe animal a que pertencem.


Pelo partido das Aves os candidatos são o Quero-Quero, o Urubu-Rei e o Tucano-Toco. No partido dos Anfíbios estão os candidatos Sapo-Cururu, Perereca e Sapo-Ferreiro. O partido dos Répteis concorre com a Cascavel, o Lagarto-Teiú e a Jiboia. Os candidatos pelo partido dos Mamíferos são o Tamanduá Mirim, a Jaguatirica e o Veado Catingueiro.

As fichas dos candidatos, com seus nomes científicos, seus hábitos, as regiões onde são encontradas as espécies serão publicadas no Cruzeirinho durante quatro semanas, a partir de hoje, para que os eleitores conheçam e escolham, com consciência, o animal que pode representar a Flona de Ipanema. No dia 3 de abril será publicada, aqui no suplemento, a cédula de voto e orientação para votação, que também poderá ser feita pela internet.

Após essa apresentação, será realizado o primeiro turno das eleições, o que deve acontecer até o dia 10 de abril, para selecionar quatro finalistas, que serão conhecidos pelo público no dia 24 de abril. A votação do segundo turno deverá ser feita então até o dia 1 de maio. O vencedor será conhecido no dia 15 de maio, aqui no Cruzeirinho.

Flona tem papel importante na História do Brasil

A Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema) está localizada no município de Iperó, mas fica bem próxima de Sorocaba e Araçoiaba da Serra. Sua fauna é composta por mais de 290 espécies de aves, 60 de mamíferos, 30 de anfíbios e 25 de répteis, dentre os quais se destacam: o lobo-guará, a jaguatirica, a lontra, cachorro-do-mato, irara, tamanduá-bandeira, urubu-rei, águia-cinzenta, águia-pescadora, pavó, tucano-toco, sapo-ferreiro, urutu-cruzeiro, cascavel e teiú. Sua flora é considerada de transição, nome que se dá a uma vegetação que mistura espécies e elementos de Mata Atlântica (presente na faixa litorânea) e Cerrado (na região central do país).

E foi no dia 20 de maio de 1992 que a área em que se situa passou a ser denominada Floresta Nacional de Ipanema, uma unidade de conservação de uso sustentável administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Berço da História do Brasil e da Siderurgia Nacional

A Flona é muito importante por reunir tantas espécies animais e vegetais, mas também pela história do Brasil que o local ainda carrega. É lá que repousam construções históricas e fornos da Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema, a primeira indústria do Brasil, criada pelo Rei Dom João VI. Funcionou de 1881 a 1912, e entre tantas produções, fabricou munições e armas usadas na Revolução Liberal de 1842 e na Guerra do Paraguai. Antes ainda, várias tentativas de fundir ferro foram feitas no local - a primeira em 1589, por Afonso Sardinha.

Para quem não conhece, vale a pena visitar o local e participar das ações para preservar a natureza e a história do lugar. Além do passeio ao rico sítio histórico, os visitantes podem fazer trilhas ecológicas e históricas, visitar mirantes e brincar em parquinho e arborismo.

Mais informações no Centro de Visitantes da Flona de Ipanema, pelo telefone (15) 3459-9220.

ONDE E COMO VOTAR

As cédulas de votação poderão ser depositadas em urnas colocadas nas sucursais do Cruzeiro do Sul nos seguintes endereços: Rua Padre Luiz, 101, Centro, e no Shopping Sorocaba, Avenida Afonso Vergueiro, 1766.

Os votos ainda poderão ser enviados para o Jornal Cruzeiro do Sul, Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2800, Alto da Boa Vista, CEP-18013-280, Sorocaba/SP.

Não esqueçam de destacar que o envelope é dirigido à Campanha Vote na Mascote!

As escolas de Sorocaba e região, públicas e particulares, podem enviar os resultados já apurados por classes para esses mesmos endereços citados.



http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=277532
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ipanema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.