Fogo já consumiu 70% do Parque do Jalapão

Jornal do Tocantins-Palmas-TO - 23/09/2003
Incêndio devasta área ambiental há seis dias; Cipama, bombeiros e brigadistas tentam conter as chamas.
O fogo que teve início há seis dias no Parque Estadual do Jalapão, região Nordeste do Tocantins, a 370 quilômetros de Palmas, continua destruindo a área de 158 mil hectares, cujo 70% já foi consumida. Brigadistas do parque e homens do Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental (Cipama), enviados pelo Governo do Estado, permanecem no local tentando conter as chamas.

Segundo a diretora do parque, a bióloga Beatriz Gonçalves, as chamas que ultrapassaram para o lado Oeste da Serra do Espírito Santo podem alcançar as matas ciliares dos rios existentes na região e o prejuízo ecológico será maior ainda que o já causado pela destruição da vegetação e habitats naturais de animais. "Existe agora um foco na ponta da serra, onde há muito capim e as chamas estão descendo e subindo no local, onde há muitas veredas", disse ela, comentando que está aguardando uma posição do coronel Edson Pereira Nunes, secretário da Casa Militar do Governo Estadual e coordenador de Defesa Civil, porque segundo ele, em função das chamas estarem em local de difícil acesso, se tentaria conseguir um helicóptero de Brasília (DF).

Helicóptero
O coronel Nunes diz que estaria fazendo um contato, ontem, com a Coordenadoria Nacional do Prevfogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o objetivo de conseguir um helicóptero. "Realmente o trabalho dos brigadistas onde está localizado este último foco é praticamente impossível, mas o fogo já está sob controle", garantiu o coronel.

O presidente do Naturatins, Isac Brás Cunha, informou que está enviando para o local um perito em crime ambiental para fazer uma avaliação. "Assim que o parque estiver completamente implementado nós vamos engrossar o número de funcionários, mas queremos envolver ali o Governo Federal e sociedade civil, prefeituras, e capacitar mais as brigadas", disse ele.

Serviço

O que: Fogo já destruiu 70% do Parque Estadual do Jalapão
Saiba mais: Além de ser um cartão postal bastante conhecido, inclusive internacionalmente, o Jalapão é dotado de vegetação e faunas exclusivas da região, destacando o capim dourado de boa qualidade para o artesanato, além de cachoeiras e dunas.
(Jorge Gouveia-Jornal do Tocantins-Palmas-TO-23/09/03)
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.