Fogo que atingiu Floresta Nacional do DF soma quase 24 horas com nova queimada

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/09/2017
Incêndio voltou por volta das 6h30 desta terça. Combate às chamas ocorre desde domingo, com duas pausas. Retomada do fogo nas primeiras horas do dia 'não é normal', disse bombeiro.



O incêndio que atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona), às margens da DF-001, neste domingo (17) durou, pelo menos, 20 horas e voltou a queimar a vegetação na manhã desta terça (19). Por volta das 6h30, o Corpo de Bombeiros informou que deslocou 12 militares e dois carros para combater as chamas.

Os bombeiros não informaram a extensão da área queimada, porque a medição será feita somente após o controle total das chamas.

Há 120 dias sem chuvas, o DF passa por um período de baixa umidade e grande amplitude térmica - quando a diferença entre as temperaturas máxima e a mínima é expressiva. Estes fatores, somados à alta velocidade dos ventos, favorecem os incêndios florestais, segundo os bombeiros.

No entanto, a retomada do fogo logo nas primeiras horas da manhã levantam suspeitas sobre a origem do incêndio. "Não é normal o fogo remitir nas primeras horas da manhã, porque a umidade é mais alta e a temperatura mais amena", disse o tenente Souza Mendes ao G1. "Mas ainda é muito cedo para fazer qualquer afirmação."

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a umidade do ar nesta terça é de 25% com temperatura máxima de 28 oC.


24 horas de fogo

Somente neste domingo, 69 bombeiros trabalharam cerca de 8 horas com o auxílio de 12 carros. De acordo com a corporação, o incêndio foi de grandes proporções e ameaçou chácaras próximas, na região do Incra 7.

Pelo menos mais quatro focos de incêndio foram registrados no mesmo dia no DF. Outro de grande proporção, atingiu a região da Aguilhada, em São Sebastião. Em Planaltina, o gramado de um estádio foi atingido por fogos de artifício liberados durante a inauguração do Centro Olímpico e Paralímpico. Também houve chamas no lote de uma seguradora, com queima total de três carros.

Na segunda, o incêndio na Flona voltou por volta das 9h25 e durou até as 21h. O combate foi feito por cerca de 60 militares, nove carros e um avião "ninbus" - modelo que tem capacidade para armazenar 3,1 mil litros de água.



https://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/fogo-que-atingiu-floresta-nacional-do-df-soma-quase-24-horas-com-nova-queimada.ghtml
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Brasília (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.