Gisele Bündchen e Grendene apoiam o ISA no combate às mudanças climáticas por meio do manejo do mundo

ISA - http://www.socioambiental.org - 14/10/2011
A parceria vem desde 2006, quando Gisele e a Grendene, decidiram apoiar a Campanha Y Ikatu Xingu, pela recuperação das nascentes e matas ciliares do Rio Xingu em Mato Grosso. Naquele ano, Gisele esteve na aldeia dos índios Kisêdjê e lá transformou-se em repórter, gravando uma reportagem sobre a importância do rio na vida das populações indígenas e sobre a necessidade de recuperar nascentes e matas ciliares. Daí em diante, a parceria com o ISA vem se renovando praticamente a cada ano. Depois da Y Ikatu Xingu, veio a Campanha De Olhos nos Mananciais de São Paulo e desde o ano passado a questão das mudanças climáticas é um ponto de atenção e preocupação para Gisele.

Este ano, o foco está no manejo sustentável do mundo como palavra de ordem para o combate às mudanças climáticas. As ações envolvem plantio de árvores na região das cabeceiras do Rio Xingu, apoio à Rede de Sementes do Xingu, apoio ao fortalecimento de lideranças de três reservas extrativistas na Terra do Meio (PA) e plantio de árvores em municípios do Vale do Ribeira (SP).

Quando esteve no Brasil em junho, Gisele gravou um depoimento, onde relata suas preocupações com as questões socioambientais. Ela e a Grendene acreditam, como o ISA, que as soluções estão no manejo sustentável do mundo, ensinado pelas populações tradicionais do Brasil a partir de sua lida com os recursos que a natureza oferece.

No Xingu (Mato Grosso e Pará) o apoio envolve: 1- plantio em cerca de 220 hectares ou 374.000 árvores, considerando um stand de 1.700 árvores/hectare, padrão-base para o plantio tradicional de mudas; 2- apoio à comercialização de 25 toneladas de sementes nativas com geração de renda de cerca de R$ 250.000,00 para 300 coletores e famílias da Rede de Sementes do Xingu; 3- apoio à formação de 40 lideranças locais em três Reservas Extrativistas da Terra do Meio (PA) - Riozinho do Anfrísio, Iriri e Xingu, para fortalecer seu papel como agentes da preservação das florestas e como prestadores ativos de serviços ambientais da redução das emissões de gases de efeito estufa.

No Vale do Ribeira (SP) o apoio envolve o plantio de mudas em 22,2 hectares ou cerca de 37.700 árvores nos municípios de Barra do Turvo, Itaóca, Apiaí e Sete Barras. No total, serão quase 412 mil árvores plantadas no prazo de um ano. As ações que não envolvem o plantio de árvores contam também com apoio de outros parceiros para que sejam plenamente realizadas.





http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3426
ISA na Mídia

Related Protected Areas:

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Rio Iriri
  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.