ICMBio defende modelo de concessões em UCs

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/05/2017
Coordenador do Instituto disse, em encontro no Rio, que os parques nacionais só vão cumprir a sua função quando oferecerem atendimento de qualidade aos visitantes


As concessões de serviço de apoio a visitantes, modelo adotado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na gestão dos parques nacionais, foi um dos temas abordados pelo coordenador Geral de Uso Público do Instituto, Pedro Menezes, durante o 3o Encontro de Parques de Montanha, que termina nesta sexta-feira (5) no Rio de Janeiro.

Depois de garantir que as concessões já dão bons resultados nos parques nacionais do Iguaçu (PR), Tijuca (RJ), Noronha (PE) e Serra dos Órgãos (RJ), Menezes informou que este mês serão realizadas as licitações para os parques de Brasília (dia 15) e Pau Brasil (dia 29) e, ainda neste semestre, haverá o lançamento de mais um edital, o do parque da Chapada dos Veadeiros (GO).

"As concessões, que permitem o repasse de serviços de uso público à iniciativa privada, além de contribuírem para a gestão das unidades de conservação, são uma ferramenta fundamental para melhorar a estrutura de visitação. E os parques só vão cumprir, efetivamente, a sua função quando conseguirem oferecer atendimento de qualidade aos visitantes", disse o coordenador.

Além de representantes da Coordenação de Uso Público, o Instituto está representando no encontro, que começou ontem (quinta, 4), por gestores dos parques nacionais do Iguaçu, Tijuca, Serra dos Órgãos, Chapada dos Veadeiros, Bocaina (RJ/SP), Aparados da Serra (RS/SC), São Joaquim (SC), Serra do Itajaí (SC), Serra do Cipó (MG), Chapada Diamantina (BA), Itatiaia (RJ) e Chapada dos Guimarães (MT).

O tema central deste ano é a visitação em unidades de conservação. O assunto está sendo tratado a partir de dois eixos temáticos: "Os parques estão cumprindo seus objetivos?" e "Conservação e Visitação: Conflito ou Parceria?". O evento é promovido pelo ICMBio em parceria com a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME).

Durante o evento, foi lançado o Movimento Parque Para Todos, que vai preparar uma exposição itinerante sobre visitação em parques naturais. Depois de pronta, a exposição percorrerá eventos em todo o País para mostrar como pode ser apoiado o manejo da visitação.

Segundo Kika Bradford, presidente do CBME, o movimento é composto por entidades da sociedade civil, em forma de rede colaborativa. "Tem apenas dois meses de formação e ainda estamos em fase de alinhamento de ideias. Pretendemos trabalhar outras ações mais direcionadas à infraestrutura e ao manejo. Queremos conversar com o ICMBio e outros órgãos para saber como podemos efetivamente apoiar o turismo nas unidades de conservação", disse ele.

Fernando Souza, diretor Institucional e de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, empresa que detém concessões nos parques nacionais do Iguaçu e da Tijuca, confirmou a participação do grupo no Movimento Parque para Todos. "Nas unidades em que atuamos, temos uma média de três milhões e meio de visitantes a cada ano. É bastante gente. Não podemos perder a oportunidade de comunicar sobre a importância dos ecossistemas dos parques nacionais para a vida das pessoas", prometeu ele.

Já o diretor executivo do Instituto Semeia, Fernando Pieroni, falou sobre as parcerias público-privadas. Ele mostrou como elas podem contribuir para a gestão dos parques. "As parcerias são um instrumento muito adequado para melhorar a gestão dos parques, e melhorando a gestão dos parques você pode dar melhores condições para ampliação do uso público", defendeu ele.

O objetivo do Enconro de Parques de Montanha é incentivar o diálogo entre usuários, gestores, dirigentes de órgãos ambientais, entidades do terceiro setor e academia. Nesta sexta, os debates estão ocorrendo no Monumento Natural do Morro da Urca, onde os participantes terão a chance de conhecer um trecho da Trilha Transcarioca, que passa no local.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8907-icmbio-defende-modelo-de-concessoes-em-ucs
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.