Instituto Mamirauá, que promove turismo sustentável na Amazônia, disputa prêmio internacional

O Globo - http://oglobo.globo.com/ - 16/01/2018
Instituto Mamirauá, que promove turismo sustentável na Amazônia, disputa prêmio internacional
Iniciativa brasileira concorre ao WTTC Tourism for Tomorrow Awards

O Globo


O trabalho em prol do turismo sustentável na Amazônia, desenvolvido pelo Instituto Mamirauá, obteve um reconhecimento de peso. Criada em abril de 1999 como organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a instituição foi selecionada para concorrer ao WTTC Tourism for Tomorrow Awards (Prêmio Global Turismo para o Amanhã). A premiação é oferecida pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) a iniciativas bem sucedidas na promoção de programas turísticos que levem em conta o bem-estar da população e o meio ambiente.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá vai concorrer na categoria "comunidade" com outras duas iniciativas: &Beyond, da África do Sul, e Global Himalayan Expedition, da Índia. Ao todo são 15 finalistas, de cinco continentes, divididos em cinco categorias: comunidade; destino; meio ambiente; inovação e pessoas. A festa de premiação, em sua 14ª edição, ocorrerá durante a 18ª Cúpula Global WTTC, em Buenos Aires, nos dias 18 e 19 de abril.

Todos os finalistas chegaram à disputa do prêmio por terem demonstrado empenho em apoiar mudanças nas políticas, nas práticas comerciais e no comportamento do consumidor "em direção a um setor de turismo mais sustentável", segundo os organizadores. O WTTC Tourism for Tomorrow Awards tem como objetivo estimular o equilíbrio entre a indústria do turismo e "as necessidades de pessoas, planeta e lucros".

- O crescimento sustentável é um dos desafios mais prementes do setor e uma prioridade estratégica para o WTTC - destaca Gloria Guevara, presidente e CEO do WTTC. - Na medida em que o setor de viagens e turismo continua a crescer, e o WTTC atualmente estima que viagens de turismo globais cresceram cerca de 4% em 2017, temos que garantir a salvaguarda do meio ambiente, das comunidades locais e do patrimônio cultural, e nosso programa de prêmios é um incentivo às empresas para que desenvolvam isso - completa.

Juiz principal dos prêmios, Graham Miller, diretor executivo da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade de Surrey, na Inglaterra, destaca o valor das iniciativas:

- Os finalistas deste ano representam todas as partes do mundo, e mostram que, em todo o mundo, o turismo pode ser uma maneira poderosa de alcançar objetivos de sustentabilidade. Vemos exemplos de organizações de turismo que criaram enormes áreas terrestres e marinhas protegidas, estão educando as crianças sobre a importância do patrimônio, capacitando mulheres e levando micropoder a áreas sem eletricidade - descreve.

Na categoria prêmio comunitário, em que concorre o Instituto Mamirauá, as organizações precisam estar comprometidas com o desenvolvimento e a capacitação da comunidade local e com a manutenção do patrimônio cultural do lugar onde atua.


MAIS SOBRE O INSTITUTO MAMIRAUÁ

O Mamirauá (mamiraua.org.br) coordena projetos integrados com instituições governamentais ou privadas conservação dos recursos naturais e de melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes na região do Médio Solimões. São trabalhos de pesquisa, monitoramento, acervo, infraestrutura e inovação para manutenção da biodiversidade amazônica.

A Pousada Uacari, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, é um dos principais exemplos de turismo sustentável no país. Trata-se de um ecolodge cuja estrutura hoteleira flutua sobre um dos grandes lagos do Médio Solimões. São dez bangalôs, com capacidade para até 24 hóspedes, e cada unidade tem seu próprio serviço de tratamento de esgoto e placas de energia solar que geram a eletricidade usada para ventiladores de teto e aquecedores do chuveiro. Para chegar, é preciso voar de Manaus ao município de Tefé e de lá seguir em viagem de barco por mais uma hora.

Entre as atividades, há passeios de canoa (a remo, para não causar impacto sonoro ou queima de combustível), trilhas pela mata e avistamento de animais. Importante: não há interação com os animais selvagens em seu habitat, para não interferir negativamente no ecossistema. Os guias e boa parte do staff são de dez comunidades ribeirinhas da região. Que não são só empregados, mas cogestores do projeto. Até 2022 a gestão deve passar totalmente para a comunidade, que continua exercendo suas atividades econômicas tradicionais, como a pesca artesanal.


TODOS OS FINALISTAS

Categoria: Comunidade

&Beyond (Áfriuca do Sul)
Global Himalayan Expedition (Índia)
Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Brasil)


Categoria: Destino

Corporación Parque Arví (Colômbia)
Riverwind Foundation (EUA)
Thompson Okanagan Tourism Association (Canadá)

Categoria: Meio Ambiente

Airport Authority Hong Kong (Hong Kong)
Chumbe Island Coral Park - CHICOP (Tanzânia)
Meliá Hotels International (Espanha)


Categoria: Inovação

Transportation Options (Canadá)
Virgin Atlantic (Reino Unido)
Pemuteran Bay Coral Protection Foundation (Indonésia)


Categoria: Pessoas

Cayuga Collection of Sustainable Luxury Hotels and Lodges (Costa Rica)
Heritage Watch (Austrália)
TREE Alliance (Camboja).



https://oglobo.globo.com/boa-viagem/instituto-mamiraua-que-promove-turismo-sustentavel-na-amazonia-disputa-premio-internacional-22292686
Biodiversidade:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.