Lideranças da Terra do Meio se reúnem com ICMBio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/04/2015
No ponto de pauta estava a entrega de uma carta pedindo apoio e interlocução


Lideranças da Associação de Moradores das reservas extrativistas do Rio Xingu (Amomex), Rio Iriri (Amorei) e Riozinho do Anfrízio (Amor) estiveram na manhã desta quarta-feira (15) em reunião com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, solicitando por meio de uma carta apoio formal e interlocução junto ao Ibama no que se refere aos possíveis impactos que o empreendimento Usinas Hidrelétricas do Rio Madeira - Santo Antônio e Jirau - porventura já tenha gerado às comunidades.

Segundo os interlocutores - Melania Gonçalves, Lauro Freitas Lopes, Francisco Assis Porto e Edileno Camilo de Oliveira - o empreendimento impactou os serviços de saúde, educação, transporte, moradia e alimentação em Altamira (PA), tornando o custo de vida da população extrativista mais alto.

Eles informaram que até houve um incremento nos serviços de saúde dentro das reservas, a exemplo das unidades básicas de saúde, mas que a demanda cresceu a partir da construção das hidrelétricas, e Altamira, município mais próximo a essas Unidades de Conservação, não teve melhorias e incrementos em seus serviços de saúde de maior complexidade, como hospitais e afins.

O pescado, fonte de consumo e renda para a população tradicional, foi impactado com escassez de algumas espécies e dificuldade das famílias em obtê-las. "Viemos aqui pedir uma interlocução formal do ICMBio junto ao Ibama já que a licença de operação do empreendimento ainda não foi emitida. O custo de vida aumentou significativamente e precisamos ser ouvidos", destacou Melania.

O presidente do ICMBio Roberto Vizentin recebeu o grupo e se comprometeu a analisar, junto com o Ibama, as questões levantadas buscando um alinhamento das autarquias.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6769-liderancas-de-reservas-extrativistas-da-terra-do-meio-se-reunem-com-icmbio.html
Energia:UHE Amazônia

Related Protected Areas:

  • UC Riozinho do Anfrísio
  • UC Rio Iriri
  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.