The news published here are searched daily in different sources and transcribed here as shown in the original location. The Instituto Socioambiental does not take any responsibility for errors or opinions published in those texts.

MPF - http://noticias.pgr.mpf.mp.br/
29/08/2014
MPF/RJ obtem suspensao de obras irregulares na Estrada Paraty-Cunha

O Ministério Público Federal em Angra dos Reis (MPF/RJ) obteve liminar em ação contra a pavimentação de 9,4 Km da Estrada Paraty-Cunha, que passa dentro do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Além da suspensão das obras, a Justiça Federal estipulou multa diária de R$ 50 mil a ser aplicada ao Departamento de Estadas e Rodagem do Rio (DER), em caso de descumprimento e também a suspensão da licença de instalação e autorizações concedidas pelos órgãos ambientais e patrimoniais (ICMBio, Ibama e Iphan).

Um dos principais problemas apurados nas obras é a falta de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Além disso, o projeto ainda não possui estudo técnico sobre a fauna e flora e estudo arqueológico em relação ao trecho, que era, no século XVIII, o chamado Caminho do Ouro, construído por escravos a partir de trilhas abertas por índios. (Processo no0000274-71.2014.4.02.5111)

A estrada que liga os municípios de Paraty e Cunha era um caminho carroçável até 1950 e teria se transformado em uma via de terra mais ampla para permitir o tráfego precário de veículos. No entanto, com a criação do Parque Nacional, em 1971, parte da estrada passou a cortar a área protegida, cerca de 9,4 Km. Entretanto, não houve qualquer providência dos responsáveis para fechar a estrada ao trânsito do público em geral.

"Pode-se imaginar o que poderia acontecer com uma rodovia pavimentada, entregue ao uso livre e direto do grande público, em área de atração e fluxo turístico calculado em milhões de pessoas/ano. É importante destacar que trata-se do mais rico e maciço remanescente da Mata Atlântica, na Serra do Mar, ainda existente no país. É um patrimônio único, indisponível, e que pode e deve ser legado para as gerações futuras", alerta a procuradora da República Monique Cheker, autora da ação.

O Parque Nacional da Serra da Bocaina é uma das maiores áreas de proteção da Mata Atlântica no país.

http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_direitos...