Operação BiXo faz varredura em Rebio no Paraná com apoio de helicóptero

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 26/05/2009
Analistas ambientais do Instituto Chico Mendes que atuam na Reserva Biológica das Perobas, noroeste do Paraná, acabam de iniciar a segunda fase da Operação Bixo (com "xis" mesmo para riscar do mapa os crimes ambientais), ação de fiscalização em curso na Rebio desde o mês de março.

A partir de agora, com apoio de homens da Polícia Militar Ambiental do Paraná (Força Verde) e a Polícia Federal (PF), fiscais do ICMBio farão uma varredura na unidade de conservação em busca de armadilhas e acampamentos ilegais de caçadores que ameaçam a fauna e a flora local.

Na última sexta-feira (22), um helicóptero da concessionária Helisul, que presta serviços para o Parque Nacional do Iguaçu (PNI), sobrevoou a região da Rebio para apoiar as expedições terrestres. "Foi possível identificar trilhas, clareiras e demais pontos frágeis existentes no interior da UC. Já conseguimos localizar e mapear, por meio de fotografias e geoprocessamento, os pontos que receberão as ações por terra", revela o chefe da reserva, Carlos Alberto Ferraresi De Giovanni.

O responsável pela Rebio lembram que a UC abriga espécies de plantas e animais que correm o risco de desaparecer do Paraná. "Perobas ainda guarda exemplares de araucária, peroba e palmito jussara. A área também é o habitat da onça parda, capivara e anta, animais cobiçados por caçadores", lembra o responsável pela Rebio. O envolvimento da Polícia Militar e Federal é fundamental para protegermos essa riqueza com maior agilidade e eficácia”, afirma De Giovanni.

Na primeira fase da Operação Bixo, o foco dos analistas ambientais e parceiros do ICMBio foi uma campanha educativa para conscientizar a população da região. Em pouco mais de dois meses, foram abordados 2.158 veículos. "Os automóveis passaram por vistorias e seus ocupantes receberam informações e esclarecimentos sobre a unidade e o trabalho desenvolvido nela. Nesta segunda etapa, continuaremos com a campanha, mas seremos mais rigorosos nas buscas às trilhas e armadilhas feitas por caçadores no interior da reserva. Agiremos com o rigor da lei", disse o chefe da Rebio.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Iguaçu
  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.