Parque do Pau Furado será aberto para ciclistas

Diário de Uberlândia - https://diariodeuberlandia.com.br - 23/08/2018
Parque do Pau Furado será aberto para ciclistas
23/08/2018

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER

Atividades serão liberadas a partir do dia 31 para até 35 ciclistas

O Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), que foi reaberto ao público em junho deste ano, vai liberar atividades e passeios para ciclistas a partir do dia 31 de agosto. O espaço ficou desativado por dois anos e desde sua criação, que aconteceu em 2007, a prática de ciclismo não era regulamentada.

O espaço é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada no Triângulo Mineiro e foi criado a partir de uma medida de compensação florestal estabelecida pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) durante o processo de licenciamento ambiental do Complexo Energético Amador Aguiar (Usinas Hidrelétricas Capim Branco I e II). O parque possui 2,2 mil hectares e abrange os municípios de Uberlândia e Araguari.

Antes que o Pau Furado fosse inaugurado, muitos ciclistas e motociclistas praticavam atividades no local, mas, posteriormente, foi feita uma regulamentação que proibia as atividades, no intuito de conservar o parque. A previsão é que no fim deste mês os ciclistas já possam entrar no espaço.

O cozinheiro e ciclista Sandro Lôbo tinha o costume de fazer diversas trilhas antes que o local se tornasse um parque. "Comecei a pedalar por lá em 1995 e só parei quando virou parque. Na época, os motoqueiros passavam e abriram uma trilha para a gente. Há seis anos liberaram por um dia a visita, nós conhecemos as mudanças que foram feitas e eles nos mostraram as trilhas recuperadas. Realmente estava muito depredado, agora está tudo arrumado", contou o ciclista.

De acordo com a assessoria de comunicação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), a atividade de motocross no interior do parque "não é permitida por definição do Plano de Manejo da unidade de conservação, bem como pela Portaria de Visitação Pública. Além disso, a atividade de motocross vai contra os objetivos da categoria de Proteção Integral."

O parque tem o objetivo de preservar ecossistemas naturais, proteger a fauna e a flora regional, as nascentes dos rios e córregos da região, criar condições para o desenvolvimento de pesquisas e estudos científicos, desenvolver atividades de educação ambiental, e impulsionar o turismo ecológico na região, mantendo a preservação integral do patrimônio natural.

O Parque Estadual do Pau Furado ficará aberto ao público de terça à domingo, incluído feriados, das 8h às 16h, e os visitantes devem entrar até as 15h. De terça a sexta, o atendimento será realizado exclusivamente por agendamento prévio, e aos sábados, domingos e feriados o parque atenderá ao público em geral, sem necessidade de agendamento.

As atividades permitidas serão: caminhada, ciclismo e observação de vida silvestre. O número de visitantes está limitado a 150 pessoas por dia. Para a atividade de ciclismo será permitida a entrada de até 35 pessoas, dentro do limite de visitantes.

Para Sandro, a abertura do parque para ciclistas irá agradar muitos praticantes do esporte em Uberlândia. "Já temos 80 trilhas demarcadas na cidade, e o parque será mais uma opção. Assim que liberar a entrada, nosso grupo já marca de ir. Espero que eles divulguem o lançamento, para todos ficarem sabendo", disse o cozinheiro.

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/17847/parque-do-pau-furado-sera-aberto-para-ciclistas
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Pau Furado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.