Parque Nacional de Itatiaia tem 51% de área regularizada

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/06/2016
Percentual é alcançado no mês de aniversário do primeiro Parque Nacional brasileiro


No mês em que completa 79 anos, o Parque Nacional de Itatiaia, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ganhou um presente especial: a doação, por meio do mecanismo da compensação de reserva legal, de 414 hectares. Com essa doação, o parque quebrou a barreira dos 50% de área pública federal, saindo de 49,7% para 51%.

Esses números são fruto de um trabalho continuado que vem sendo feito desde 2009 pelos servidores do Parque, em parceria com a Coordenação Geral de Consolidação territorial (CGTER/ICMBio) e pelo Ministério Público Federal (mpf). Desde então, já foram recebidas em doação 9 propriedades e adquiridas outras 9, totalizando 812 hectares.

A regularização fundiária é uma questão estratégica para a gestão e proteção dos Parques Nacionais, especialmente para garantir a sua perpetuidade como unidade de conservação de proteção integral e patrimônio da sociedade brasileira. Segundo o Chefe do Parque Nacional, Gustavo Tomzhinski "sob essa ótica, dar continuidade à consolidação territorial do primeiro parque é de fundamental importância não só o Itatiaia, mas para todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação".

Recentemente o ICMBio normatizou, no âmbito do Instituto, o instrumento da compensação de reserva legal, por meio da Instrução Normativa no 5, de 19 de maio de 2016, que estabelece regras para a compensação de reserva legal por meio da doação de imóveis, pendentes de regularização fundiária, localizados em unidades de conservação federais de domínio público.

Segundo a Coordenadora Geral de Consolidação Territorial, Patrícia da Silva, "no biênio 2015/2016 foram habilitados 128,5 mil hectares para doação em unidades de conservação e doados mais de 6 mil com a utilização do instrumento da compensação de reserva legal".

Os imóveis já aptos à doação para o ICMBio e as informações necessárias aos interessados podem ser obtidas no endereço eletrônico: http://www.icmbio.gov.br/portal/compensacaodereservalegal.

Sobre o Parque Nacional de Itatiaia

Criado em junho de 1937, o primeiro Parque Nacional do Brasil, é localizado na Serra da Mantiqueira. O Parque Nacional do Itatiaia abrange os municípios de Itatiaia e Resende, no Rio de Janeiro (RJ) e Bocaina de Minas e Itamonte,em Minas Gerais (MG), onde fica aproximadamente 60% de seu território.

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro.

A parte baixa caracteriza-se principalmente por sua vegetação exuberante e generosos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para banho. Tem fácil acesso a partir da Via Dutra e recebe o maior fluxo de turistas do Parque, concentrando a maior parte da estrutura de visitação, com destaque para o Centro de Visitantes, revitalizado para os 70 anos do parque.


http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7972-parque-nacional-de-itatiaia-atinge-51-de-area-regularizada
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.