Parques Estaduais comemoram a Semana do Meio Ambiente

Portal Fator Brasil - 04/06/2008
Os Parques Estaduais estão promovendo eventos em comemoração da Semana do Meio Ambiente em vários municípios do estado. Caminhadas, plantio de mudas, exposições e palestras fazem parte das programações das unidades administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), voltadas principalmente para estudantes e jovens. As atividades são abertas ao público.

Já foi iniciado na Ilha Grande, em Angra dos Reis, o Parque Estadual da Ilha Grande promoveu no dia 3 de junho (terça-feira), atividades direcionadas na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, abordando o tema da reciclagem de resíduos sólidos. As atividades incluem a palestra Este lixo é nosso, com a bióloga do parque Juliana Corrêa, além de oficina com o tema Composto Orgânico. A programação do dia termina com palestra da professora da Uerj Helena de Godoy Bergallo, na sede do parque, às 19h, com o tema Por que devemos nos preocupar com as espécies exóticas.

Na quarta-feira (04/06), a partir de 15h, também no Parque da Ilha Grande, acontecem exibição de vídeos sobre Projetos de Pesquisas Ceads/Uerj, Projeto Tamar, Agroflorestas e Florestas e Água. Às 19h, haverá palestra com o oceanógrafo Rafael Cuellar, do parque, sobre o tema Surf, Lopes Mendes e o Parque Estadual da Ilha Grande.

Na quinta-feira, 5 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades começam cedo no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Niterói/Maricá). A partir de 8h, haverá caminhadas guiadas no Morro das Andorinhas, Costão de Itacoatiara e Serra do Bananal. Dependendo do local, haverá plantio de mudas, distribuição de material de conscientização e exposição de animais típicos da Mata Atlântica. As atividades são franqueadas à comunidade e a direção do parque recomenda o uso de tênis e protetor solar, além de água e alimentação leve.

Às 9h, em Cachoeiras de Macacu, o Parque Estadual dos Três Picos promove o plantio de 130 mudas de espécies nativas de Mata Atlântica no chamado Bosque da Paz, na Praça da Boa Vista, com a participação de alunos de escolas públicas do município. A região está localizada na Zona de Amortecimento do Parque e dentro dos limites da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio Macacu.

Às 14h, também em Cachoeiras de Macacu, a APA Macacu promove plantio de 1,7 mil mudas numa unidade demonstrativa do projeto Replanta Macacu, que vai promover, em dois anos e meio, o reflorestamento de 800 hectares nas margens do rio. A atividade vai contar com a presença de representantes dos parceiros do projeto, como a UFRRJ, Cedae e Prefeitura Municipal.

Ainda na quinta-feira, às 19h30, na sede da unidade, o administrador do Parque Estadual da Ilha Grande, João Emílio Fernandes Rodrigues, faz palestra com o tema A Importância das Áreas Protegidas para a Conservação da Natureza.

No domingo (08/06), a partir de 8h, no Parque da Serra da Tiririca, acontece o Domingo no Parque, com caminhadas guiadas pelas principais trilhas do parque, na Serra do Bananal, Costão de Itacoatiara, Alto Mourão e Córrego dos Colibris. As atividades terão a participação do Grupo Brasileiro de Protetores Ambientais (Gbrapa) e dos escoteiros e Niterói e São Gonçalo.

Mais informações, os interessados podem entrar em contato com as sedes dos parques: Parque Estadual da Ilha Grande - (24) 3361-1553 - Parque Estadual da Serra da Tiririca - (21) 2638-4813 - Parque Estadual dos Três Picos - (21) 2649-6069.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Serra da Tiririca
  • UC Três Picos
  • UC Rio Macacu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.