Parques estaduais do Rio de Janeiro promovem atividades no fim de semana

Agência Brasil - www.agenciabrasil.gov.br - 23/05/2009
Dois dos principais parques turísticos do estado do Rio de Janeiro promovem neste fim de semana atividades gratuitas relacionadas à questão do meio ambiente.

No Parque Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão, será inaugurada hoje (23), às 18h, a exposição Ilha de Cultura (Imagens, Objetos e Afetos), e a Mostra de Cinema Etnográfico e Ambiental da Ilha Grande, às 19h.

O Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Itaipu, organizou durante o dia de hoje uma trilha no Morro das Andorinhas, que abriga uma comunidade tradicional e faz parte da Mata Atlântica, na divisa dos municípios de Niterói e Maricá. O passeio conta com mutirão ecológico de limpeza das trilhas. A programação faz parte da parceria com o Museu de Arqueologia de Itaipu, dentro da comemoração da Semana Nacional de Museus.

Na Vila de Abraão, o evento tem a parceria do Projeto Cenas de Cinema da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O administrador do Parque da Ilha Grande, Gilberto Terra, explicou que a exposição e a Mostra de Cinema valorizam a cultura caiçara e aproximam a comunidade do meio ambiente e de suas origens.

"As atividades revelam ao público a cultura dos índios caiçaras, que ainda habitam a região, embora em menor expressão do que antes, que têm uma relação com a natureza mais direta e de respeito. Valores e saberes que devemos resgatar."

O parque da Ilha Grande tem cerca de 12 mil hectares e foi adotado pela Companhia Vale do Rio Doce pelos próximos cinco anos. A empresa investirá por ano R$ 1 milhão na manutenção do parque.

Mas, segundo Gilberto Terra, os desafios ainda são muitos. A pesca ilegal, as construções irregulares e a conduta inadequada de turistas que depredam a natureza ainda são problemas a serem enfrentados.

Para o administrador do parque, a realização de atividades culturais e mutirões de limpeza ajudam a conscientizar a população da importância das áreas protegidas.
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Serra da Tiririca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.