Prêmio Chico Mendes do MMA está com inscrições abertas

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 04/08/2010
As inscrições para o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente estão abertas até o dia 31 de agosto. O Prêmio foi instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em 2002, com o objetivo de valorizar e incentivar iniciativas de proteção do meio ambiente que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira. Em 2010 serão premiadas as categorias: Liderança Individual, Organização da Sociedade Civil, Negócios Sustentáveis, Educação Ambiental, Saúde e Meio Ambiente e Município. O Prêmio é coordenado e executado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia - DAAM vinculado à Secretaria Executiva - SECEX.

No próximo dia 10.08, às 14h30, no auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, em Cuiabá, o diretor do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento, Mauro Pires, participa de uma reunião de apresentação do Prêmio.

Em sua nona edição, o prêmio vem ganhando adesões significativas nos últimos anos. Em 2008 foram 101 inscrições, praticamente o dobro dos 53 inscritos na primeira edição. Em 2009 foram 85 inscritos e, entre os premiados estão o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Instituto Internacional de Educação Ambiental (IEB), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)/MT, Universidade Federal do Acre, o pesquisador Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o município de Marcelândia/MT. entre outros.

A iniciativa tem sido um incentivo aos trabalhos desenvolvidos por pequenas organizações de extrativistas, indígenas e agricultores familiares comprometidas com a preservação do meio ambiente na Amazônia. Dentre essas organizações foram contempladas a Associação de Moradores e Produtores do Projeto de Assentamento Chico Mendes (AC), Associação Indígena Vyty-Caty (MA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT), ASIRIK- Associação do Povo Indígena Rikbaktsa-MT, dentre outras.

CATEGORIAS - Na categoria Liderança Individual será premiada a pessoa física que demonstre, com a conclusão do trabalho realizado, ter atingido no empreendimento liderança institucional ou em comunidades, na busca de soluções e de ações que impulsionem o desenvolvimento socialmente equânime de populações da Amazônia brasileira, com base no uso produtivo racional e sustentável dos recursos naturais da região.

Já na categoria Organização da Sociedade Civil será premiada a organização da sociedade civil com atuação marcante na Amazônia brasileira, inclusive entidades de classe, independente do porte, área de atuação e origem -, que se destaque pela sua atuação na área de meio ambiente na Amazônia brasileira; pela distribuição equânime dos frutos e oportunidades do progresso material obtido; pela contribuição notável no aumento da participação de populações locais nas decisões que afetam seu modo de vida; pelo desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis, de manejo participativo de recursos naturais ou de parcerias com o setor público na melhoria da qualidade da implementação de políticas públicas na região.

Na categoria Negócios Sustentáveis será premiada pessoa jurídica de direito privado, com ou sem fins lucrativos, independente do porte ou do ramo de atividade, cujas atividades produtivas tenham resultado na ampliação efetiva de mercados para a produção sustentável, de baixo impacto ambiental, com inovação tecnológica e geração de emprego e renda na Amazônia brasileira.

Na categoria Educação Ambiental será premiada instituição privada, segmentos ou coletivos de instituições da sociedade - independente do porte, área de atuação e origem - com atuação marcante na Amazônia brasileira cujas iniciativas, ações, processos, produtos, publicações e eventos de Educação Ambiental, formal (espaço escolarizado), não-formal (espaço não escolarizado) ou informal (nos meios de comunicação de massa) demonstrem ter contribuído para a Educação Ambiental como um instrumento efetivo de construção de princípios e valores para uma sociedade sustentável, considerando as diversas dimensões da sustentabilidade social, ambiental, política, econômica e cultural.

Na categoria Saúde e Meio Ambiente será premiada a iniciativa desenvolvida por entidade privada ou por instituição da sociedade civil - independente do porte, área de atuação e origem - que tenha por objeto a melhoria da relação saúde humana e meio ambiente na Amazônia brasileira.

E na categoria Município será premiado o município da Amazônia Legal que se destaque em ações de conservação do ambiente natural no seu território, com especial atenção para medidas de prevenção e controle do desmatamento e de recuperação de áreas degradas; de gestão ambiental das áreas urbanas; e de promoção e incentivo às iniciativas econômicas ambientalmente sustentáveis.

INSCRIÇÕES - As inscrições foram abertas no último dia 18 de junho e vão até 31 de agosto de 2010, podem ser feitas via Sedex, endereçada ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal n 10805, CEP 70.306-970, Brasília/DF, ou pela internet, por meio do endereço sistemas.mma.gov.br/chicomendes.

Os trabalhos serão apreciados por uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e saúde, designada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). No processo de seleção e avaliação das propostas serão considerados critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social.

Outras informações na Coordenação da Comissão Organizadora do Prêmio Chico Mendes - Ministério do Meio Ambiente, no endereço: SEPN 505, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz, 2 andar, CEP: 70.730-542, Brasília/DF, e-mail: premiochicomendes@mma.gov.br ou pelo telefone (61) 2028-2078 / 2028-2093 / 2028-2090.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2769
Política Socioambiental

Related Protected Areas:

  • UC Massairo Okamura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.