Realizada fiscalização na Floresta Nacional do Jamanxim

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/07/2015
Foram apreendidas 850 toras de madeira


Operação de fiscalização contínua que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) tem executado com parceiros nas Unidades de Conservação que integram o eixo da BR-163 apreendeu 850 toras de madeira retiradas da Floresta Nacional do Jamanxim, unidade de conservação administrada pelo ICMBio localizada no Pará. Tudo indica que as árvores tinham sido abatidas recentemente, pois estavam espalhadas por 17 esplanadas (locais de estoque) no interior da floresta.

Os infratores foram localizados, no dia anterior à localização da madeira, por agentes ambientais federais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), parceiro local e atuante na região.

O trajeto até as esplanadas foi dificultado pelos infratores, que colocaram toras ao longo da estrada para dificultar o acesso, mas agentes de fiscalização do ICMBio liberaram a passagem do comboio de veículos, com o uso de motosserras.

Uma vez que não havia condições logísticas para retirada, a madeira foi inutilizada de forma a torná-la comercialmente sem valor, impossibilitando que caia no mercado.

Graças ao trabalho em parceria entre o ICMBio e o Ibama fechou-se o ciclo da apuração do ilícito ambiental, havendo a materialidade da infração e a autoria, demonstrando a importância da parceria institucional dos órgãos ambientais federais no combate ao desmatamento na Amazônia.

Os alvos da ação do ICMBio foram selecionados por meio da utilização do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), além é claro da investigação de campo e denúncias anônimas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6895-realizada-fiscalizacao-na-floresta-nacional-do-jamanxim.html
Florestas:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.