Realizada primeira reunião para restauração de Mata Atlântica no PARNA do Monte Pascoal

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/12/2011
Ocorreu no início de dezembro, na aldeia Boca da Mata, situada no extremo sul do município baiano de Porto Seguro, a primeira reunião após a assinatura do Projeto de Restauração de 240 hectares de Mata Atlântica no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal, ação do Corredor Ecológico Monte Pascoal - Pau Brasil: Mata Atlântica, Biodiversidade e Comunidade.

A finalidade do projeto, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é conectar a floresta do corredor ecológico formado pelos fragmentos de floresta dos Parques Nacionais do Pau Brasil e Histórico do Monte Pascoal, com efeitos diretos à biodiversidade, ao clima e à inclusão socioambiental de comunidades rurais e indígenas. A iniciativa terá a duração de três anos e será executada pela Organização Não Governamental (ONG) Natureza Bela, da cidade de Itabela.

Participaram do encontro Magda Barros, chefe do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal; Francisco Junior, do Natureza Bela; Paulo Dimas, do Instituto Cidades de Porto Seguro, Cooperativa de Trabalho de Reflorestadores de Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia (Cooplantar); Alfredo Santana, cacique da aldeia Boca da Mata; além de um representante da Coordenação Regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Eunápolis, do líder da aldeia Caciana, lideranças das aldeias Boca da Mata e Meio da Mata, técnicos da região e comunidade Pataxó.

Segundo Magda Barros, "há uma grande expectativa por parte da comunidade de que a iniciativa tenha êxito, viabilizando novos projetos socioambientais com o intuito de acelerar o desenvolvimento socioeconômico daquela comunidade". Em continuidade à ação está prevista a visita de técnicos do BNDES no mês de janeiro na unidade de conservação.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2459-realizada-primeira-reuniao-do-projeto-de-restauracao-de-mata-atlantica-no-parna-do-monte-pascoal
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Monte Pascoal (Parque Nacional e Histórico)
  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.