Rebio do Rio Trombetas e Flona Saracá-Taquera capacitam seus agentes ambientais contratados

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 07/07/2009
Nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho, os agentes ambientais contratados da Reserva Biológica (Rebio) do Rio Trombetas e Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera, no Pará, vão atualizar seus conhecimentos para melhorar sua atuação como protetores das unidades de conservação (UC). Eles vão participar de um curso para capacitação de agentes ambientais promovida pelas unidades e que já está na sua quinta edição.

A capacitação é anual e busca aumentar o conhecimento dos funcionários sobre temas como conservação, gestão da unidade de conservação, legislação ambiental, relacionamento interpessoal, entre outros. Além dos temas ligados às atividades das unidades, os funcionários também recebem informações para melhorar sua qualidade de vida, sobre nutrição adequada, exercícios físicos e como cuidar da saúde.

A organização e a seleção do material são feitas pelos analistas ambientais da coordenação de educação ambiental das UCs. Os próprios analistas são responsáveis pela maioria das atividades, que buscam a integração dos participantes e a facilitação da sua participação em atividades práticas. Ocasionalmente são chamados especialistas de outras instituições para dar sua contribuição.

A capacitação tem a duração de 20 horas e participação de 25 funcionários. Nas avaliações feitas ao final de cada capacitação, as manifestações dos funcionários vão desde a satisfação de receber novos conhecimentos até o sentimento de valorização que a participação proporciona, o que indica a importância dessa iniciativa para que as UCs alcancem seus objetivos com qualidade.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Rio Trombetas
  • UC Saracá-Taquera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.