Rebio Trombetas e Flona Saracá-Taquera participarão do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 10/08/2009
A Reserva Biológica (Rebio) do Rio Trombetas e a Floresta Nacional (Flona) Saracá-Taquera, localizadas no noroeste do Pará, vão participar do VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), de 20 a 24 de setembro, em Curitiba (PR). Os seus gestores vão apresentar o trabalho realizado nas unidades.

Eles darão palestra no simpósio "Gestão de Unidades de Conservação", dia 23. Vão falar sobre "Gestão de Unidades de Conservação: a experiência da Rebio do Rio Trombetas e da Flona Saracá-Taquera". O diferencial do projeto é o envolvimento dos comunitários na proteção das praias de reprodução dos tracajás e pitiús, que são quelônios que ocorrem na Amazônia, muito procurados para consumo como alimento.

Os gestores vão mostrar os resultados da adoção de indicadores, a experiência de planejamento e replanejamento constante, do monitoramento de resultados e dos mecanismos de transparência adotados pelas unidades, além da entrada no Gespublica - programa do Ministério do Planejamento para adoção de modelos de gestão de qualidade no setor público, no final de 2008. Esses resultados foram decorrência da participação das unidades no Programa de Gestão para Resultados (PGR), do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

As unidades também tiveram o trabalho "Proteção de Quelônios com Participação Comunitária na Rebio do Rio Trombetas, no Estado do Pará", selecionado para exposição em painel no tema "Manejo de Unidades de Conservação". O trabalho mostra os resultados da proteção de quelônios, com a participação da comunidade Santa Maria, que acontece há cinco anos e teve resultados expressivos em 2008, com a soltura de mais de quatro mil filhotes na natureza.

As inscrições dos dois participantes para exposição dos trabalhos foi feita pelo programa Arpa, que apoia o trabalho da Rebio do Rio Trombetas.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Rio Trombetas
  • UC Saracá-Taquera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.