Reunião em Cuiabá marca o lançamento, no estado, do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 10/08/2010
O diretor do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mauro Pires está nesta terça-feira (10.08), em Cuiabá onde participa, às 14:30 horas, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, de uma reunião onde será apresentado o Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente. O Prêmio, instituído pelo MMA em 2002, tem como objetivo valorizar e incentivar iniciativas de proteção do meio ambiente, que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira. Em 2010 serão premiadas as categorias: Liderança Individual, Organização da Sociedade Civil, Negócios Sustentáveis, Educação Ambiental, Saúde e Meio Ambiente, e Município.

O Prêmio, edição 2010, é coordenado e executado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia - DAAM, vinculado à Secretaria Executiva - SECEX do MMA. As ONGs, sindicatos, associações comunitárias, instituições de pesquisa privadas, instituições municipais e pessoas físicas podem se inscrever até o dia 17 de setembro, pela internet (no site www.mma.gov.br/premiochicomendes) ou via Sedex (Caixa Postal 10805 - CEP 70306-970, Brasília-DF).

Os primeiros colocados em cinco das seis categorias dividem a premiação de R$ 140 mil. A exceção é para a categoria Municípios, que recebe apenas um diploma.

Em sua nona edição, o Prêmio Chico Mendes é o reconhecimento da contribuição de seus realizadores ao processo de melhoria da qualidade ambiental e, vem contribuindo para tornar conhecidas as iniciativas individuais e coletivas de preservação da floresta. Até 2009, contabilizou 580 inscrições, dando visibilidade a iniciativas muitas vezes desconhecidas para o público. A idéia é estimular pessoas, comunidades, ONGs, empresas e municípios a contribuir diretamente para a sustentabilidade.

Em 2009 foram 85 inscritos e, entre os premiados o Instituto Sócio-Ambiental (ISA), Instituto Internacional de Educação Ambiental (IEB), Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)/MT, Universidade Federal do Acre, o pesquisador Philip Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o município de Marcelândia/MT, entre outros.

A iniciativa incentiva também os trabalhos desenvolvidos por pequenas organizações de extrativistas, indígenas e agricultores familiares comprometidas com a preservação do meio ambiente na Amazônia. Dentre essas organizações já foram contempladas a Associação de Moradores e Produtores do Projeto de Assentamento Chico Mendes (AC), Associação Indígena Vyty-Caty (MA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (MT), ASIRIK- Associação do Povo Indígena Rikbaktsa-MT, dentre outras.

Para divulgar o concurso, o Departamento de Articulação de Ações da Amazônia está promovendo neste mês de agosto, em comunidades da Amazônia Legal, uma série de palestras informativas sobre a importância do prêmio e como participar. Além de Cuiabá, nos dias 16 e 17, o evento acontece no Amazonas e, no dia 18, em Roraima.

INSCRIÇÕES - As inscrições podem ser feitas via Sedex, endereçadas ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal n 10805, CEP 70.306-970, Brasília/DF, ou pela internet, por meio do endereço sistemas.mma.gov.br/chicomendes.

Os trabalhos serão apreciados por uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e saúde, designada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). No processo de seleção e avaliação das propostas serão considerados critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social. A premiação acontece em dezembro, em Brasília.

Outras informações na Coordenação da Comissão Organizadora do Prêmio Chico Mendes - Ministério do Meio Ambiente, no endereço: SEPN 505, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz, 2 andar, CEP: 70.730-542, Brasília/DF, e-mail: premiochicomendes@mma.gov.br ou pelo telefone (61) 2028-2078 / 2028-2093 / 2028-2090.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraNoticia.aspx?cod=2783
Amazônia:Pesquisas, Teses e Seminários

Related Protected Areas:

  • UC Massairo Okamura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.