Tapajós lidera ranking de pesquisas na Amazônia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/01/2016
A Floresta Nacional (Flona) do Tapajós, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Pará, liderou, mais uma vez, em 2015, o ranking de pesquisas científicas liberadas pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (Sisbio) entre as unidades de conservação (UC) federais da Amazônia.

O Sisbio é um sistema do Instituto Chico Mendes de atendimento à distância que permite a pesquisadores solicitarem autorizações para coleta de material biológico e realização de pesquisa em UCs federais e cavernas. Segundo os dados do Sisbio, desde 2009 a Flona do Tapajós é a primeira colocada em pesquisas na Amazônia, seguida pelo Parque Nacional do Jaú (AM), que no ano passado registrou 29 novas autorizações.

"Com 70 novas pesquisas autorizadas ao longo do ano, ficamos atrás apenas dos parques nacionais Serra dos Órgãos (89), Itatiaia (84) e Serra do Cipó (79), que se situam fora do bioma amazônico", celebra o analista ambiental da Flona, engenheiro florestal e mestre em Ciências Florestais, Dárlison Andrade.

Os dados positivos na liberação de pesquisas e os benefícios e vantagens dessa boa relação entre pesquisadores e gestão da unidade serão apresentados pelos servidores da Flona no II Seminário de Boas Práticas na Gestão de UC que será realizado pelo ICMBio em fevereiro, em Brasília.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7550-tapajos-lidera-ranking-de-pesquisas-na-amazonia.html
Amazônia:Pesquisas, Teses e Seminários

Related Protected Areas:

  • UC Jaú
  • UC Tapajós
  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Serra do Cipó
  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.