Vigilância permanente afasta infratores do Taim

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 09/02/2012
A equipe da Estação Ecológica (Esec) do Taim, no Rio Grande do Sul, acaba de realizar operação para coibir a pesca na época do defeso nas Lagoas Mirim e Mangueira em virtude da piracema (período de desova dos peixes). As ações tiveram o apoio da Coordenação-Geral de Proteção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Além da fiscalização na Lagoa Mirim, a equipe navegou utilizando duas embarcações da Esec até a Ilha do Taquari, que pertence à unidade de conservação e se localiza próximo à costa uruguaia. Em toda a região costeira não foram encontrados artefatos de pesca ou embarcações.

Alojados em barracas, os fiscais também vistoriaram a Ilha do Taquari nos antigos locais de acampamentos de pesca. Foram encontrados um projétil deflagrado calibre 22 e uma antiga armação de caixas de pesca e telas, provavelmente utilizada para armazenar pássaros capturados na ilha para tráfico.

Durante a operação ficou constatado que não havia qualquer sinal de rastros humanos recentes. As constantes fiscalizações na ilha podem ter desencorajado o uso do local para ilícitos. A ausência total de redes e embarcações no período final do defeso também foi comemorada, demonstrando que os pescadores estão respeitando a norma.

Além de uma temporada anterior com muitas operações e presença efetiva do ICMBio na área, no início do defeso a equipe da unidade fez visitas nas colônias e portos pesqueiros para estabelecer um diálogo sobre a importância da ação, ressaltando o compromisso em fiscalizar as áreas e de manter sempre uma postura de defesa do profissional que cumpre as regras de proteção da biodiversidade das lagoas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2553-vigilancia-permanente-afasta-infratores-do-taim
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Taim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.