Voluntários podem atuar nas unidades de conservação do Tocantins

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 08/06/2015
Para quem gosta de ficar mais perto natureza, provavelmente reflete em como pode cooperar mais ativamente pela preservação dos recursos naturais. E essa colaboração pode ser realizada por meio do Programa Voluntário pela Natureza criado pelo Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins.

O Programa recebe inscrições de pessoas que querem trabalhar voluntariamente nas ações realizadas nas principais unidades de conservação do Tocantins. O interessado deve primeiramente conhecer a Portaria do Naturatins no 093, de 23 de abril de 2015 e realizar o cadastro no site do Instituto: http://www.naturatins.to.gov.br.

Após o preenchimento do Cadastro Voluntário uma entrevista será realizada pelos técnicos do setor de Biodiversidade. Podem participar qualquer cidadão com idade superior a 14 anos, será necessária a autorização dos pais para os menores de idade.

As principais ações desenvolvidas pelo voluntário serão: prestar informações aos visitantes; desenvolver atividades de educação socioambiental; apoiar manutenção e recuperação de trilhas e sinalizações; apoiar trabalhos administrativos; apoiar a equipe de brigadistas; participar de ações de recuperação de áreas degradadas; e auxiliar na implementação de projetos de manejo das unidades de conservação.

Os voluntários podem atuar nas seguintes unidades de conservação de Proteção Integral: Parque Estadual do Jalapão, Parque Estadual do Cantão, Parque Estadual do Lajeado e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas.

Programa

O Voluntário pela Natureza tem como objetivo: promover, incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação, contribuindo com a gestão destas; articular a oferta e a demanda de trabalho voluntário nas unidades de conservação; promover intercâmbio de experiências e ações entre os grupos de voluntários e profissionais do Naturatins; potencializar a formação técnico-científica dos cidadãos interessados em atura nas questões socioambiental.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/6/8/voluntarios-podem-atuar-nas-unidades-de-conservacao-do-tocantins/
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  • UC Cantão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Lajeado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.