Workshop marca abertura de Parque Nacional ao público

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 08/09/2014
O Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias (PR) promoveu no mês de agosto um workshop para marcar a abertura da Unidade de Conservação (UC) ao público. O evento foi destinado a comunitários, empresários e órgãos públicos de Passos Maia e Ponte Serrada, municípios que cortam o Parque.

As aulas teóricas foram ministradas no Centro de Convivência do Idoso de Passos Maia e apesar de os assuntos serem novos para os participantes, eles perceberam o alto potencial que está adormecido na região, em termos de turismo, observação de aves e desenvolvimento econômico. "O que se percebeu dos participantes foi muita empolgação em relação à atividade, o desejo de aprender mais sobre o tema e cooperar na implantação desses trabalhos na UC", disse o chefe do Parque, Juliano Oliveira.

No primeiro dia, a bióloga e especialista em Ecologia e Turismo, Maria Antonietta Castro Pivatto, abriu o evento palestrando sobre turismo de observação de aves para gestadores de UCs, pousadas e empreendimentos turísticos. Na ocasião, ela abordou temas como "o que é turismo de observação de aves, potencial econômico, infraestrutura para desenvolvimento da atividade, perfil do observador de aves e suas necessidades, características do roteiro adequado para este perfil de público, o guia especialista e divulgação do produto no mercado e segurança".

No segundo dia, os presentes participaram de atividades práticas, incluindo uma visita ao Parque. "A prática também serviu para a observação de pontos propícios à atividade e pontos que teremos de fazer adaptações", explicou Oliveira.

Além do workshop, durante três dias foram realizadas visitas técnicas em propriedades e estabelecimentos locais do Parque Nacional das Araucárias. Estiveram presentes o prefeito de Passos Maia, membros da Associação Amigos do Cavalo, representantes do Conselho do PE Fritz Plauman, representantes de comunidades e assentamentos da zona de amortecimento do Parque Nacional, representantes da Empresa Adami S.A., Ibama, Cooperfaps, Sindicato Rural de Ponte Serrada e donos de hotéis de Ponte Serrada.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4966-workshop-marca-abertura-de-parque-nacional-ao-publico.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Araucárias
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.