Empresa quer construir 90 prédios na APA de Jenipabu

Diário de Natal - http://www.diariodenatal.com.br - 17/05/2011
Um condomínio novo, com 900 unidades habitacionais em 90 prédios de três andares cada, tendo o mar e as dunas como vista, a 20 minutos do centro de Natal. Tudo pronto em três anos. Seria um sonho residencial, não fosse o fato do empreendimento imobiliário estar previsto para ser edificado dentro da Área de Preservação Ambiental de Jenipabu (APAJ) e representar a possibilidade de danos ao meio ambiente.

O projeto do condomínio Santa Rita Village, da Valero Brasil Empreendimentos Imobiliários, prevê a sua edificação em 15,8 hectares entre as praias de Santa Rita e Jenipabu, no município de Extremoz, no final da Avenida Litorânea. Atualmente o projeto se encontra em processo de licenciamento ambiental pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). Caso seja aprovado, os investimentos somam recursos da ordem de R$ 70 milhões.

Reunião

A empresa vem buscando o licenciamento ambiental junto ao Idema há pelo menos quatro anos. Ontem houve uma reunião com o Comitê Gestor da Área de Preservação Ambiental de Jenipabu. "Para que haja a emissão da licença, é preciso que esse nosso comitê dê um parecer, que pode ou não ser acatado pelo Idema", afirmou o presidente do comitê-gestor da APAJ, Marcelo Toscano, que também é diretor-geral do Idema.

Presentes à audiência de ontem, os bugueiros que trabalham na área e nas dunas de Jenipabu, conhecidas internacionalmente, expuseram suas preocupações. Para o presidente do sindicato da categoria, Paulo Severo, a área é frágil e os riscos de qualquer construção no local preocupam. "Imagine essa quantidade de apartamentos. Seriam pelo menos 20 mil carros transitando por ali diariamente. Isso sem falar no impacto ambiental, no aquífero e nas dunas", salientou.


http://www.diariodenatal.com.br/2011/05/17/cidades6_0.php
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Jenipabu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.