Operação Veraneio é deflagrada na Apa Meandros do Rio Araguaia

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 22/07/2011
No dia 15 de julho, fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a Companhia Ambiental da Polícia Militar do Estado de Goiás deflagraram a Operação Veraneio na região que abrange a Área de Proteção Ambiental (APA) Meandros do Rio Araguaia.

A ação visou combater ações criminosas como a pesca predatória e a caça de animais silvestres, além de repassar informações sobre o correto uso dos recursos naturais da região para os visitantes. Em razão do período de férias escolares o rio Araguaia é um destino bastante procurado. O médio Araguaia possui praias de areia clara, rica fauna e abriga espécies como a anta e o lobo-guará.

Desde o dia da deflagração da Operação Veraneio foram lavrados oito autos de infração com a aplicação de multas no valor de R$ 167 mil. Além da fiscalização, as denúncias anônimas contribuíram bastante para o sucesso da ação, principalmente na apreensão de materiais utilizados na pesca predatória.

Os trabalhos de fiscalização foram intensificados nos últimos dias, em razão da ocupação de veranistas no interior da APA. Antes mesmo da deflagração da Operação foram lavrados outros três autos de infração por pesca predatória e caça de animais silvestres, totalizando R$ 54 mil em multas. Também foi apreendido um veículo e canoas de madeira. O pescado apreendido foi doado para instituições filantrópicas.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1676-operacao-veraneio-e-deflagrada-na-apa-meandros-do-rio-araguaia
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Meandros do Rio Araguaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.