Parque Nacional da Serra do Itajaí realiza operação de fiscalização

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/08/2011
No último sábado, dia 13 de agosto, foi realizada operação de fiscalização no Parque Nacional da Serra do Itajaí, Unidade de Conservação (UC) sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), situada em Santa Catarina. Além dos servidores do parque, a operação contou com a participação da Polícia Militar Ambiental e de analistas ambientais da Floresta Nacional de Ibirama, UC também administrada pelo ICMBio.

Durante a ação foi preso em flagrante um morador residente de Jundiá (zona de amortecimento do parque), integrante de uma quadrilha especializada em caça e comércio de fauna silvestre. Foram soltas 14 aves e apreendidas duas espingardas, oito alçapões, três armadilhas, duas caixas para transportes de animais, 77 cartuchos e 20 gaiolas.

Somente no último ano, operações como esta com perfil de investigação preliminar, apoio de outras instituições e de pequena dimensão, resultaram em 23 autuações, aproximadamente R$ 357 mil em multas, apreensão de quatro veículos, seis espingardas, quatro motosserras, 130 cartuchos, 1220 cabeças de palmito e 27 aves silvestres. Ainda foram localizados inúmeros petrechos relacionados a caça e cinco pessoas foram presas.

Até o final deste ano, outras operações serão realizadas. Cinco delas com financiamento da Coordenação Geral de Proteção Ambiental do ICMBio (CGPRO) que contará com o apoio da Polícia Federal, cujo trabalhos investigativos já estão em andamento.

Parque Nacional da Serra do Itajaí

Criado no dia 4 de junho de 2004, com quase 60 mil hectares, no bioma da Mata Atlântica, o Parque Nacional da Serra do Itajaí ocupa território em nove municípios e foi recentemente indicado pelo "Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina" como o maior hotspot de biodiversidade de plantas do Estado.





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1719-parque-nacional-da-serra-do-itajai-realiza-operacao-de-fiscalizacao
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Ibirama (FLONA)
  • UC Serra do Itajaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.