Incêndio florestal no Pantanal ameaça a Estação Ecológica de Taiamã

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 13/10/2011
A Estação Ecológica de Taiamã, unidade de conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade localizada no Pantanal Matogrossense, está ameaçada por incêndio florestal que atualmente avança a área.

O incêndio atinge uma região à margem direita do Rio Paraguai e os focos se estendem por aproximadamente 15 quilômetros. Não há informações precisas da área atingida pelo incêndio, mas calcula-se por volta de 5-7 mil hectares até o momento.

O incêndio florestal localizado em área adjacente à Ecológica de Taiamã teve início na última quarta-feira (dia 5), após detecção via satélite, no site de monitoramente de focos de incêndios do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na quinta-feira (dia 6).

Grupo de 12 brigadistas da Estação Ecológica de Taiamã/MT e da Estação Ecológica da Serra das Araras/MT, além de outros servidores do ICMBio iniciaram nesta segunda-feira (dia 10) o combate ao incêndio na região.

O fogo está sendo combatido principalmente com o uso de "motobombas flutuantes" e motobomba "Mark 3", que extraem água diretamente do Rio Paraguai e de lagoas próximas ao incêndio.

Pela dificuldade no combate em regiões pantaneiras, uma vez que o fogo segue por debaixo da vegetação acumulada e fortes ventos na região, a prioridade atual dos brigadistas é o combate ao fogo em áreas que tenham potencial de provocar a entrada do fogo na Estação Ecológica de Taiamã, protegendo desta forma uma das poucas unidades de conservação localizadas no Pantanal.

A brigada do ICMBio continuará no local até o incêndio não mais oferecer perigo à Esec e, também, até a extinção total do incêndio em regiões prioritárias para a conservação.






http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1976-incendio-florestal-no-pantanal-ameaca-a-estacao-ecologica-de-taiama
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Taiamã
  • UC Serra das Araras
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.