Governo do Estado cria reserva ecológica no sertão

Blog de Jamildo - http://jc3.uol.com.br - 28/04/2012
Neste sábado (28) se comemora o Dia da Caatinga Sustentável. Para celebrar, o governador Eduardo Campos e o secretário de meio ambiente, Sérgio Xavier, formalizaram uma Unidade de Conservação (UC) e lançaram programa.

Nesta sexta-feira (27), no Palácio do Campo das Princesas, Eduardo Campos e Sérgio Xavier assinaram decreto de implantação da Estação Ecológica de Serra da Canoa, em Floresta, além da implantação de medidas para melhorar a qualidade de vida das comunidades que vivem no entorno das áreas protegidas.

O bioma da caatinga é único no mundo. Em Pernambuco, o ecossistema só tem cerca da metade de sua área original. O governo do estado prometeu criar, até 2014, um total de 13 Unidades de Conservação do bioma.

A UC em Floresta partiu da organização não-governamental SOS Caatinga, com sede no município. A ONG submeteu o projeto ao Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga.

Interessada em sanar seu passivo ambiental na região, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) se juntou à iniciativa, e deve adquirir os 8 mil hectares de Serra da Canoa para, em seguida, repassar ao Estado.

Segundo Sérgio Xavier, o programa Caatinga Sustentável deve contemplar ações de proteção de recursos hídricos, educação ambiental e geração de renda por meio do incentivo a atividades econômicas sustentáveis junto às comunidades que vivem na região.

O programa inclui também a construção comunitária de cisternas, fogões ecológicos, banheiros com saneamento adequado e capacitação em 13 localidades do semiárido.

A primeira UC de Caatinga estadual foi fundada em Serra Talhada, no mês de janeiro. Batizada de Mata da Pimenteira, a unidade possui 800 hectares. Até então a Caatinga no estado só possuía UCs do Governo Federal e pequenos fragmentos municipais.

A mata atlântica, ecossistema mais ameaçado do Brasil, com apenas 1% de cobertura original em Pernambuco, deve receber 68 UCs até 2014, de acordo com o governo.



http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2012/04/28/governo_do_estado_cria_reserva_ecologica_no_sertao_130026.php
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Mata da Pimenteira
  • UC Serra da Canoa
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.