Reserva florestal é uma das maiores da região de Ribeirão Preto

Folha de S. Paulo - www1.folha.uol.com.br - 03/04/2013
Uma das maiores reservas ambientais da região, a mata de Santa Tereza, de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), está interditada, em tese, desde a semana passada.

No entanto, cerca de 300 metros da estrada Eugênio do Val, que corta a reserva, foram liberados por causa da fazenda São Francisco Carvalho, que se localiza dentro da mata.

Segundo a Promotoria, a interdição parcial é uma medida provisória, que será discutida numa reunião na próxima segunda-feira (8).

Como estação ecológica, a mata deveria funcionar como uma área de preservação da natureza para a realização de pesquisas científicas. No local, há mais de cem espécies de árvores, algumas delas com mais de cem anos.

Responsável por mais de 10% do que sobrou de área verde em Ribeirão Preto, a mata colabora também para controlar a baixa umidade do ar.

Como a estrada corta toda a reserva, o local sofre com a degradação ambiental. Por isso, foi feito o acordo entre de interdição há cerca de quatro anos.

De acordo com o assistente técnico do Ministério Público, Olavo Nepomuceno, em dezembro do ano passado, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) envolve a prefeitura, o Instituto Florestal, gestor da área, e a construtora do Ipê Golf Club, que em 2012 criou uma via alternativa de acesso para permitir a interdição da estrada.

Segundo o diretor de projetos da Vila do Ipê, Silvio Trajano Contart, o investimento da estrada de três quilômetros que liga a avenida Luiz Eduardo Toledo Prado até a estrada que dá acesso a Guatapará foi de R$ 4 milhões.



http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1256334-reserva-florestal-e-uma-das-maiores-da-regiao-de-ribeirao-preto.shtml
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Ribeirão Preto
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.