O Conselho Deliberativo da APA - Área de Proteção do Lago de Palmas realizou uma reunião ordinária nesta sexta-feira, 14, no auditório da sede do Naturatins - Instituto Natureza do Tocantins, em Palmas para deliberar sobre ações focadas na qualidade ambiental e proteção dos recursos naturais na APA. O encontro teve como objetivo definir ações como o zoneamento, protocolo do fogo e questão do lixo na zona rural, dentre outros assuntos.
Esse Conselho tem como finalidade promover a gestão compartilhada, enquanto que os conselheiros empossados participam diretamente da gestão e têm poder de decisão no que se refere à APA. Compõe o Conselho os representantes da sociedade e de órgãos públicos municipais, estadual e federal.
Na ocasião também foi discutida a doação da área pela prefeitura de Porto Nacional para associação de moradores de Luzimangues para que seja construída a sede do conselho. Sobre o zoneamento ambiental, o presidente do Conselho e gerente da APA, Abel Andrade, disse que o mesmo foi dividido em zona de preservação, zona de conservação, zona de desenvolvimento e zona de recuperação.
Já sobre a questão do lixo, Andrade sugeriu que se mapeiem os pontos onde são condicionados os lixos produzidos pelas comunidades rurais e que sejam disponibilizados contêineres para a Prefeitura do município recolher o lixo. Ainda no encontro foi apresentada pela coordenadora de Educação Ambiental do órgão, Paula Montenegro, a importância da conscientização e a implantação do Protocolo do Fogo e a criação de brigadas de combate a incêndios no município, uma vez que a mesma traz benefícios com a pontuação no ICMS Ecológico.
De acordo Abel, as ações do Conselho estão avançadas, pois o caminho é o diálogo e ouvir as sugestões da população que reside na APA. "Todos estão engajados já que a preservação e o desenvolvimento sustentável da APA são de interesse de todos os participantes do Conselho", explicou.
APA do Lago de Palmas
Criada pela Lei Estadual n" 1.098 em outubro de 1999, visa proteger a fauna, a flora, o solo e a qualidade das águas de forma a garantir o aproveitamento equilibrado, sustentável e compatível com a conservação da região. Com cerca de 50 mil hectares, a APA abrange o município de Porto Nacional, na região do Luzimangues. Embora esteja localizada nas proximidades da cidade de Palmas, a APA atinge apenas a área rural, entretanto, os benefícios ambientais trazidos pela sua implantação devem atingir não somente a população rural residente no seu território, mas também a população urbana.
http://naturatins.to.gov.br/noticia/2013/3/15/conselho-discute-acao-de-preservacao-da-apa-lago-de-palmas/
UC:APA
Related Protected Areas:
- UC Lago de Palmas
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.