Estado vai implantar programa de fiscalização no Parque Charapucu, no Marajó

Agência Pará - http://marajoonline.com.br/ - 21/04/2013
O Programa de Fiscalização do Parque Estadual Charapucu será implementado, já no final de abril, com os objetivos de prevenir a construção de novas residências dentro da Unidade de Conservação e colaborar com a diminuição de infrações ambientais no local e em sua área de entorno. O programa foi elaborado pela Gerência do Parque, vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Diretoria de Fiscalização e do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA).

O Parque Charapucu, criado em 2010 por Decreto Estadual, localizado no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, é essencial para a conservação dos recursos naturais da região e da valorização dos povos tradicionais. "A gestão do Parque permite que o governo do Estado possa alcançar as necessidades da população ribeirinha, que passa a ter acesso à cidadania e a outros benefícios públicos", explicou o gerente do Parque, Julio Meyer.

As atuais residências existentes no local já estão devidamente cadastradas e, em breve, os moradores vão assinar o Termo de Compromisso com a Sema, aprovado em oficina realizada pelo órgão, com a presença de representantes da comunidade ribeirinha.

A segurança, solicitada e debatida por diversas vezes com os ribeirinhos, é um dos objetivos da implementação do programa. Outro aspecto importante é a promoção da ordem pública na região.

As ações do programa, que deverão ocorrer durante o ano todo, em períodos aleatórios, são um grande passo no combate aos ilícitos ambientais, e à garantia de cidadania para a população tradicional residente na região de entorno e dentro dos limites da unidade de conservação.



http://marajoonline.com.br/index.php/estado-vai-implantar-programa-de-fiscalizacao-parque-charapucu-marajo/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Charapucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.