O Diário - http://www.odiariodemogi.inf.br/ - 14/05/2013
O Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) da Várzea do Rio Tietê deve anunciar no próximo mês se aprova a metodologia apresentada pela Transpetro para o monitoramento dos animais existentes na Volta Fria, em Mogi das Cruzes, por conta do rompimento de um duto da empresa em setembro de 2010. O projeto foi apresentado no início deste mês à Fundação Florestal e prevê "catalogar" as espécies que moram no local.
O documento foi formulado pela Aiuká Consultoria em Soluções Ambientais, contratada pela subsidiária da Petrobrás, e entregue ao Conselho e à Fundação Florestal em 2 de maio. Segundo o relatório ao qual O Diário teve acesso, há métodos de atuação diferenciados acompanhados por biólogos para cada tipo de bicho. "Não há captura e tudo é minimamente invasivo. Para a avifauna (aves) será realizado censo através da amostragem visual e auditiva por busca ativa, em cada ponto amostral; pontos de escuta e transectos (área de observação)", informou.
Em relação aos mamíferos, será realizada a "observação direta e identificação de rastros, armadilhamento fotográfico (câmera trap) e transectos", trouxe o texto.
Por fim, quanto à herpetofauna (anfíbios e répteis) é feito o trabalho por meio da procura visual limitada por tempo de observação.
O gestor do Conselho, o arquiteto Roberto Tokuzumi, explica que não haverá o recolhimento dos animais. "Eles serão monitorados, de acordo com o que a empresa apresentou para mim", explicou.
http://www.odiariodemogi.inf.br/cidades/cidades/15143-fauna-da-volta-fria-sera-catalogada.html
UC:APA
Related Protected Areas:
- UC Várzea do Rio Tietê
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.