PB terá 15 Unidades de Conservação com o intuito de aumentar áreas de preservação no Estado

Paraiba.com.br - http://www.paraiba.com.br/ - 27/05/2013
O coordenador de estudos ambientais da Sudema, Thiago Silva, falou sobre o projeto de instalar 15 Unidades de Conservação na Paraíba. A 1ª unidade implantada efetivamente foi a do Vale dos Dinossauros, em Souza, as demais já foram escolhidas, mas ainda passaram por um estudo até serem concluídas.

De acordo com o biólogo, a Paraíba tem 0,01% de área de preservação. O ideal colocado pelo Ministério do Meio Ambiente é de 17%. A iniciativa de criar as Unidades de Conservação no Estado surgiu há dois anos, quando foi verificado a pequena quantidade de áreas de preservação na Paraíba.

Segundo Thiago, três áreas estão em preparação para que as Unidades sejam efetivadas. São elas: Areia Vermelha, (Área de Proteção Ambiental) ABA Tambaba e Pedra da Boca. Na ABA de Tambaba o trabalho já está mais avançado, onde já houve intervenções no riacho e nas falésias, inclusive com a remoção de um restaurante da praia.

Em Areia Vermelha será realizado um estudo observando o impacto da presença das pessoas nos bancos de areia, espacialmente por conta do lixo deixado para trás. O biólogo afirmou que a presença de cadeiras e mesas na areia não afeta tanto, já que o mar cobre o banco todos os dias, então o local não sofre com a compressão da areia.

As Unidades de Conservação visam, naturalmente, a preservação daquele ambiente, mas também dando foco para o turismo e principalmente para pesquisa. "Todas as unidades terão uma área de pesquisa", declarou.



http://www.paraiba.com.br/2013/05/27/02279-paraiba-tera-15-unidades-de-conservacao-com-o-intuito-de-aumentar-areas-de-preservacao-no-estado
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Vale dos Dinossauros
  • UC Vale dos Dinossauros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.