Área de Proteção Ambiental é desmatada

Gazeta de Alagoas - http://gazetaweb.globo.com/ - 05/06/2013
Área de Proteção Ambiental(APA), a Serra dos Frios vem sendo alvo de grileiros, que avançam de forma impiedosa na maior reserva de Mata Atlântica da Zona da Mata, uma área de mais de oito hectares, com plantio de cana-de-açúcar, roçado de batata, macaxeira, banana, inhame e, o que é pior, a derrubada de árvores centenárias.

De acordo com o taxista Gilvan de Melo, alguns moradores do bairro Mutirão, próximo à serra, têm derrubado árvores nativas e colhido plantas ornamentais para a venda em floriculturas da região. "O pior é que algumas árvores, como o ipê-roxo e o amarelo, são derrubadas e a madeira é vendida para as padarias da cidade. O que nos preocupa é o fato de não existir nenhuma ação governamental para coibir a ação criminosa dessa gente. Nada tem sido feito para a implantação de um Batalhão Ambiental com o intuito de expulsar esses criminosos, que agem livremente", denunciou Gilvan de Melo.

Para o secretário de Meio Ambiente de União dos Palmares, Macário Macena Cardoso, "União dos Palmares deveria tratar melhor suas fontes de água e suas matas, a exemplo do que existe na vizinha cidade de Murici. A polícia ambiental só vem quando é chamada com antecedência e isso não ajuda em nada. As pessoas agem de forma despreocupada, com o firme propósito de destruir a Serra dos Frios. Veja a Serra da Barriga, que vive sofrendo constantes queimadas", comentou o secretário.

A secretaria promove, hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, às margens do Rio Mundaú, o plantio de algumas mudas de ingá.

QUEIMADAS

Alvo de uma série de incêndios, o platô da Serra dos Frios recentemente sofreu uma queimada sem precedentes, considerada pelos ambientalistas como criminosa. Uma fonte disse à Gazeta que essas ações partiriam de alguns moradores que residem no entorno da serra, nos bairros Roberto Correia de Araújo, Terrenos, Vaquejada e Mutirão.

"Esta realidade não atinge tão somente a Serra dos Frios, que é uma APA, mas os riachos que desaguam no Rio Mundaú, a exemplo do Canabrava e do Macacos, contaminados pelo lixão e pelas águas servidas dos bairros Neuton Pereira e Abolição", garantiu um morador da região.



http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=224193
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Murici
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.