Flona do Ibura colhe dados para plano de manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 13/08/2013
A Floresta Nacional (Flona) do Ibura, em Sergipe, promove nestas terça (13) e quarta (14), oficina com pesquisadores para colher subsídios para a confecção do plano de manejo. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, busca ainda levantar dados para a elaboração da primeira versão do zoneamento, das normas e das propostas de ação da Flona.

Para a execução do plano de manejo, a Flona, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), recebeu o apoio da analista ambiental Ana Carolina Batista, que visitou, na última quinta-feira (8), a Secretaria de Meio Ambiente. A analista foi recebida pelo secretário municipal Whasley Ramos e discutiu com ele a ampliação das metas iniciais do plano.

De acordo com o secretário, a prefeitura quer participar não só da construção do plano de manejo, documento que normatiza a utilização da unidade, mas também promover a realização de trilhas ecológicas às cavernas encontradas pelos técnicos do Grupo Centro da Terra, localizadas no Assentamento Quissamã e no Povoado Oiteiros.

Envolvimento dos jovens

Ele disse ainda que pretende envolver os alunos das escolas municipais em atividades na Flona. "Estamos elaborando um projeto educativo que une essas duas localidades, que têm muito a serem exploradas, e a ensinar aos jovens. Vamos trabalhar para viabilizar essa ideia mais adiante", informou o secretário.

Com esse objetivo, a Flona e a Prefeitura realizarão uma oficina, que contará com a participação do secretário adjunto do Meio Ambiente, Manoel Vasconcelos. O secretário fará a apresentação do histórico do uso da destinação da área, hoje transformada na Floresta do Ibura. Outro professor, de Nossa Senhora do Socorro, que também participará da oficina é Adauto de Souza, que falará sobre a fauna e a flora da região.

Após a elaboração inicial do documento, o próximo passo será a discussão com a comunidade. Essa fase é importante, uma vez quem, de acordo com Ana Carolina, após aprovado o Plano de Manejo, tudo que fuja ao previsto pela norma estará proibido. "É importante envolvermos a comunidade nesse processo, pois sem ela não poderemos, de fato, preservar o meio ambiente. Felizmente, estamos tendo total apoio da Prefeitura nesse sentido", declarou ela.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4218-flona-do-ibura-colhe-dados-para-plano-de-manejo.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Ibura
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.