Tocantins tem modelo avançado de gestão de áreas protegidas

Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável - http://semades.to.gov.br/ - 18/09/2013
O Sistema de Gestão de Unidades de Conservação do Tocantins (Gesto), é uma importante ferramenta para informatizar e modernizar a gestão de áreas protegidas no Tocantins (UCs). Com intuito de consolidar o uso desta ferramenta, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), realizam até esta sexta-feira, 20, treinamento voltado para técnicos e gestores de áreas protegidas no Estado.

De acordo com a inspetora de recursos naturais da Semades, Beatriz Gonçalves, o uso do Gesto, desde 2011, melhorou a comunicação entre os usuários do sistema nas 13 unidades de conservação do Tocantins. "A troca de informações com transparência e agilidade é um aspecto muito positivo para a gestão dessas unidades", destacou.

O treinamento conta com a coordenação do consultor Marcos Reis Rosa, da The Nature Conservancy (TNC). Membros do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente do Ceará (Conpam) também participam do encontro. "O treinamento serve para nivelar o conhecimento sobre o uso dos recursos do Gesto, atualizando os participantes sobre as principais alterações feitas no sistema desde a sua instalação", explicou Beatriz.

Modelo

O Gesto tem se apresentado como modelo para gestão de áreas protegidas de outros estados. A gestora da APA do Lagamar do Cauípe, Maria Tacianne Lima, afirmou que o Estado do Ceará reconhece o importante resultado gerado pelo uso do Sistema no Tocantins. "Viemos conhecer melhor o Sistema e trocar experiências para, então, levar a proposta de desenvolver um sistema semelhante no Ceará", conta a gestora. Também participam do treinamento a gestora ambiental, Andréa Moreira, e o programador de sistema, Claudio Freitas, ambos do Conpam.

Gesto

Implementada desde 2011 pelo Governo do Estado, por meio da Semades, em parceria com a organização ambiental internacional The Nature Conservancy (TNC) e o Naturatins, o Sistema Gesto é o primeiro sistema na América Latina capaz de gerenciar as unidades de conservação, deste os trâmites necessários para a sua criação até o seu gerenciamento administrativo e financeiro. Por meio do sistema, o público pode saber mais a respeito das UC's, acessando fotos das belezas cênicas e informações sobre vegetação, clima, flora, fauna, infraestrutura, atrativos turísticos e pesquisas científicas.



http://semades.to.gov.br/noticia/tocantins-tem-modelo-avancado-de-gestao-de-areas-protegidas/1337
Política Socioambiental

Related Protected Areas:

  • UC Lagamar do Cauípe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.