Acontece no próximo dia 26 a Consulta Pública para a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Campos das Mangabas, no município de Maracanã, nordeste paraense. A Unidade de Conservação a ser criada no município terá extensão de 7,408,00 hectares, envolvendo o Campo das Mangabas e parte de seu entorno, onde encontram-se as comunidades de Aricuru, São Tomé, Espírito Santo, São Sebastião do Itaquerê, Vista Alegre, Beira Mar, Nova Brasília, Passagem, Campo Alegre e Martins Pinheiro.
A área é formada por um ecossistema diferenciado e a criação da reserva tem justamente o intuito de preservá-lo. A criação da Unidade também é uma reivindicação das comunidades locais para a proteção do ecossistema e um meio de evitar as ações predatórias que ocorrem na região, como a extração ilegal de seixo, areia e barro, e o loteamento irregular dos terrenos, cujos "posseiros" vêm impedindo a comunidade de viver do extrativismo das mangabas e do bacuri, como era tradição. Isso tem provocado diversos conflitos no local.
A partir da criação da RDS, o Plano de Manejo estabelecerá o zoneamento, as normas e as regras que devem orientar o uso da área e o manejo sustentável dos recursos naturais. "Já estamos na luta há sete anos para a criação desta Unidade, pois sabemos que isso ajudará muito a nossa comunidade", afirma a Irmã Natércia Furtado, da Comissão Pastoral da Terra.
A Consulta Pública é precedida de estudos técnicos que permitem identificar a localização, a dimensão e os limites mais adequados da UC, realizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). É através dela que as populações locais, representantes municipais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, etc, são informados e podem opinar sobre as propostas de criação da Unidade.
http://www.agenciapara.com.br/pauta.asp?id_pauta=5206
UC:RDS
Related Protected Areas:
- UC Campo das Mangabas
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.