Seminário debate sobre Áreas Protegidas da região do Araripe

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 10/10/2013
Para discutir a possibilidade da constituição de um Mosaico de áreas protegidas na região do Araripe e planejar ações em conjunto, foi realizado, no Crato (CE), um Seminário das Unidades de Conservação da região, que engloba os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. O evento foi realizado nos dias 02 e 03 deste mês, organizado pela Área de Proteção Ambiental (APA) do Araripe, pelo Parque Estadual do Sítio Fundão e pelo Projeto Soldadinho do Araripe.

Estiveram presentes ao evento, o presidente do Conselho de Políticas Ambientais do Estado do Ceará (CONPAN), a prefeita de Jardim (CE), secretários municipais de meio ambiente da região, representantes de universidades do Cariri cearense e de unidades de conservação (UC) dos três Estados que formam a região do Araripe. Paulo Maier, chefe da APA do Araripe, afirmou que durante o seminário ficou evidente que "a região apresenta as características previstas para constituição de um Mosaico de Áreas Protegidas, pois as unidades de conservação da região do Araripe já trabalham integradas promovendo a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável no contexto regional".

Durante o evento, foi lançado o Portal do Mosaico, que pretende disponibilizar informações sobre UC da região. Também foi apresentado o estágio de implementação de cada UC e realizado um balanço sobre a proposta de reconhecimento do Mosaico do Araripe, que vem sendo discutida há mais de um ano. No seminário, as unidades de conservação realizaram o planejamento de 22 ações integradas em cinco áreas prioritárias de atuação: regularização ambiental de imóveis rurais, prevenção e combate a incêndios florestais, visitação pública, fiscalização e educação ambiental.

Outro resultado importante do seminário foi a definição de um conjunto de 52 instituições que deverão compor o Conselho do Mosaico, para garantir a participação e controle social na gestão das unidades de conservação da região do Araripe.

Região do Araripe

A Região do Araripe é composta por 16 Unidades de Conservação espalhadas pelos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. A Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, UC federal gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está localizada na cidade do Crato (CE), no bioma da caatinga e é zona de proteção da onça-parda, espécie considerada vulnerável pela caça ilegal e perda de habitat natural.

O Parque Estadual do Sítio Fundão está localizado na cidade do Crato (CE) e atende a finalidades ambientais e culturais de preservação de recursos naturais e históricos. Apresenta flora nativa representante dos biomas da Caatinga e do Cerrado, corpos d'água de grande valor para a população local e fauna silvestre variada. Além disso, faz parte do Geossítio Batateira, vinculado ao Geopark Araripe. É ligado ao Conselho de Políticas Ambientais do Estado do Ceará.

Projeto Soldadinho do Araripe-Aquasis

A organização não-governamental Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis) é responsável pelo projeto que ajuda a preservar o pássaro soldadinho do Araripe, considerado criticamente em perigo. A ave habita as encostas da Chapada do Araripe, nas florestas onde estão as nascentes de água, entre os municípios de Missão Velha, Barbalha e Crato.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4396-seminario-debate-sobre-areas-protegidas-da-regiao-do-araripe.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Chapada do Araripe
  • UC Sítio Fundão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.