Resex de Soure inicia o fortalecimento comunitário

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/11/2013
A Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Soure acaba de iniciar o Projeto Jovens como Protagonistas do Fortalecimento Comunitário, elaborado no âmbito do I Ciclo de Capacitação em Gestão Participativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tendo sido implementado inicialmente pelas equipes da Floresta Nacional de Tefé e das reservas extrativistas do Baixo Juruá e do Rio Jutaí.

Na Reserva Extrativista de Soure, o pontapé inicial foi dado em outubro, na comunidade do Céu. O primeiro módulo do projeto Jovens Protagonistas de Soure foi realizado com a participação de cerca de 100 pessoas entre jovens e lideranças comunitárias, representantes das demais reservas marinhas do Pará, entre elas Maracanã, Tracuateua, Araí-Iperóba e Mãe-Grande Curuçá, técnicos do ICMBio e da Secretaria Estadual de Pesca e Aquicutura, além de colaboradores externos e um consultor contratado.

Esse primeiro momento consistiu na apresentação metodológica e construção participativa da proposta do projeto para a Reserva Extrativista de Soure. Além disso, o contexto da questão ambiental no Brasil foi debatido de forma inicial através da realização de uma apresentação dialogada com fotografias e exibição com debate do filme "Ilha das Flores". Também foi discutido o papel do protagonismo juvenil no enfrentamento dos desafios sociambientais.

O projeto Jovens Protagonistas da Resex Marinha de Soure foi desenhado a partir do planejamento de dez módulos. Além disso, a própria composição do grupo foi discutida com o coletivo, que demandou o envolvimento de jovens beneficiários da unidade de conservação (UC) e que residem nos bairros do município, definindo as associações locais como ponto de partida para identificação de potenciais integrantes.

Segundo a analista ambiental da reserva extrativista, Gabriella Calixto, esse primeiro encontro foi importante para aproximação com um publico inicialmente desconhecido, mas fundamental para o fortalecimento da gestão participativa da UC. "Pudemos ver que existe interesse dos jovens em se aproximarem do movimento e que existem demandas próprias deles. A juventude não está na inércia, só precisa encontrar seu caminho, espaço e formas de expressão. Sem dúvidas os módulos do projeto consistirão numa grande jornada coletiva de auto-descoberta e exercício de gestão participativa," finalizou Gabriella.

Sobre o projeto

O Projeto Jovens como Protagonistas do Fortalecimento Comunitário visa o empoderamento dos jovens participantes e a promoção da ação protagonista, partindo do pressuposto de que o entendimento do contexto em que os moradores das unidades de conservação estão inseridos, o acesso a informações históricas e técnicas sobre as áreas protegidas e a consciência da importância da organização comunitária, são base para a emancipação e inclusão social.

Uma de suas metas é, portanto, propiciar maior participação dos moradores das UC através do envolvimento dos jovens com as questões comunitárias e de gestão das unidades, fortalecendo as suas entidades representativas através da apropriação e do desenvolvimento de um sentimento de pertencimento.

Após o reconhecimento do sucesso do projeto na região do Médio rio Solimões, outras unidades iniciaram a implementação da proposta, que tem sua versão local construída pelos próprios jovens participantes, promovendo o exercício do protagonismo desde a sua concepção.

O projeto se baseia na realização de Encontros de Jovens com temáticas e oficinas lúdicas específicas e definidas pelo grupo participante. As oficinas de arte-educação são fundamentais para o alcance dos resultados pretendidos pelo projeto, apoiando no sentido de dar um novo significado ao conteúdo teórico, facilitando o seu processo cognitivo e estimulando o interesse do grupo pelo projeto. As ações são desenvolvidas com o apoio da Diretoria de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial (DISAT/ICMBio), através da Coordenação de Educação Ambiental e Capacitação Externa (COEDU/ICMBio) e do projeto Manguezais do Brasil (GEF Mangue).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4458-resex-de-soure-inicia-o-fortalecimento-comunitario.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.